Ações de saúde e segurança que contribuem para qualidade de vida no trabalho
Segundo autores como Chiavenato e Rodrigues, existem nove fatores que podem influenciar na qualidade de vida no ambiente de trabalho, são eles:
1. Satisfação pelo trabalho
2. Possibilidade de crescimento na empresa
3. Reconhecimento pelo trabalho realizado
4. O salário
5. Benefícios, como bônus financeiro
6. Bom relacionamento com a equipe de trabalho e com a organização
7. Ambiente físico e psicológico do trabalhado
8. Responsabilidade em tomar decisões
9. Engajamento e participação
A qualidade de vida no trabalho influencia diretamente com a produtividade e a qualidade dos produtos e processos de uma empresa, isso porque funcionários descontentes e insatisfeitos estão mais propensos a não entregar seu trabalho com qualidade e agilidade.
Como pode-se ver na classificação acima, o ambiente físico e psicológico está relacionado com a saúde e segurança do trabalhador, fator muito importante para garantir uma qualidade de vida no trabalho.
Confira agora algumas ações de saúde e segurança que contribuem para melhor qualidade de vida no trabalho:
Diálogo de Segurança (DDS):
Estas reuniões diárias são destinadas a despertar no colaborador a conscientização envolvendo suas atividades diárias, essa em respeito a sua segurança, meio ambiente, saúde e qualidade. Este procedimento está ligado também ao desenvolvimento do relacionamento com sua equipe e organização (6).
Ergonomia (NR-07):
Segundo especialistas, os procedimentos ergonômicos, quando aplicados de maneira correta, contribuem para a diminuição do cansaço e tornam eficientes os procedimentos que visam evitar lesões físicas ao indivíduo.
Inspeções de segurança:
O objetivo principal das inspeções de segurança é detectar as possíveis causas que propiciem a ocorrência de acidentes, visando tomar ou propor medidas que eliminem ou neutralizem os riscos de acidentes de trabalho. Detectando os riscos e tomando medidas preventivas, o trabalhador pode executar suas tarefas de forma segura e tranquila, com qualidade.
Treinamento e fornecimento de EPI’s:
Um trabalhador bem capacitado e equipado trabalha de forma mais consciente sobre os riscos, e os EPIs se usados de maneira correta, dentro da validade e das funções, ajudam na integridade do trabalhador, lembrando que esta ação é obrigatória!
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes:
A CIPA trata-se de uma comissão paritária constituída por representantes dos empregados (eleitos em escrutínio secreto) e dos empregadores (designados pelo empregador), que atua na promoção à segurança e saúde dos trabalhadores.
Programas de conscientização á saúde:
Como exemplo, programas de orientação nutricional, de combate ao alcoolismo e tabagismo e outras drogas.
Fonte: Beta Educação
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