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Gestão: Pessoas e Trabalho – 50

18 de abril de 2022
Informativo
Equipes da L’Oréal negociam novos horários de trabalho

Publicado em 14 de abril de 2022

Multinacional adotou modelo híbrido, com três dias no escritório e dois de home office.

Com o retorno aos escritórios três vezes por semana das equipes administrativas, que somam mais de dois mil profissionais, a L’Oréal tem promovido uma série de mudanças desde março.

Uma das novidades é a negociação de novos horários de trabalho. Cada equipe – de finanças ao jurídico, passando por negócios – ganhou autonomia para flexibilizar os horários de trabalho, e está fazendo de acordo com o esquema de reuniões e a dinâmica de cada área. A recomendação a todas, porém, é de terminar o expediente às 18h30.

A explicação é de Mario Guasco, diretor geral de recursos humanos da L’Oréal Brasil, que participou da live sobre novos modelos de trabalho na série RH 4.0 do “Carreira em Destaque”, mediada pela editora de Carreira do Valor, Stela Campos.

Outra aposta da companhia nesse retorno híbrido ao trabalho é na transformação das salas de reuniões na sede do grupo, no Rio de Janeiro (RJ).

Elas foram ampliadas e ganharam novos sistemas de som e telões para garantir um melhor entrosamento entre os executivos que estão no presencial e aqueles que “falam” de casa. “Antes tínhamos problemas de áudio, mas agora todo mundo se ouve”, disse Guasco.

“O modelo de trabalho híbrido faz parte de uma decisão global da companhia”, diz o executivo argentino.

Em atividade há mais de 100 anos, sendo 63 no país, a L’Oréal tem um portfólio internacional de 35 marcas – 21 no Brasil, como Maybelline e Garnier. Emprega 85,4 mil pessoas no mundo e 3 mil no país.
“Há coisas da cultura da empresa que só é possível viver no escritório”, afirma Guasco.

A empresa se apoia hoje em um programa global, batizado de Best of Both Worlds (o melhor de dois mundos, do inglês), para facilitar a transição do remoto total para o híbrido.

A ideia é investir na “co-criação” de acordos entre os times, o que inclui a escolha dos dias em que os empregados querem estar no escritório, as ferramentas de comunicação usadas a distância e como celebrar as conquistas de negócios das unidades.

Tudo o que foi decidido sobre a nova agenda de trabalho veio de consultas feitas entre a direção, a liderança e os funcionários, explica. A operação no Brasil tem cerca de 300 chefias. A L’Oréal Brasil iniciou a “volta” voluntária aos escritórios, que permaneceram abertos e aderiram a protocolos de segurança contra a covid-19, no final de 2020.

Este ano, com o avanço dos índices de vacinação, os funcionários retornaram ao trabalho presencial, mas seguindo um formato misto: três dias por semana na empresa e dois a distância – mesmo assim, apenas 60% do quadro frequenta diariamente as baias ao mesmo tempo.

Guasco diz que um dos maiores desafios do modelo híbrido é manter o senso de “pertencimento” dos funcionários, principalmente entre aqueles contratados durante a pandemia.

Para dar as boas-vindas aos empregados no mês de retorno foi organizada uma semana de “reconexão” com ações de integração, como a distribuição de mate e biscoitos, típicos das praias cariocas, e a criação de cenários “instagramáveis”, com câmeras, para a geração de conteúdo nas redes.

“Desde a nossa volta, estamos recebendo feedbacks positivos”, diz. “Os times sentiram a falta do ‘estar junto’”, afirmou o executivo.
Fonte: Valor Econômico
 
 


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