Segundo um estudo realizado recentemente pela Fundação Dom Cabral, a Tigre ocupa a décima posição no ranking de empresas mais internacionalizada do Brasil.
A multinacional brasileira está presente em mais de 40 países, conta com sete mil funcionários e 23 fábricas – sendo nove no Brasil e 14 no exterior. Com sede em Joinville e faturamento de R$ 3,1 bilhões em 2012, a indústria é líder na fabricação de tubos, conexões e acessórios no país e uma das referências mundiais nos mercados predial, de infraestrutura e irrigação.
Além da Tigre Tubos e Conexões, o grupo é formado pela Pincéis Tigre Ferramentas para Pintura, Plena Acessórios em PVC, Claris Portas e Janelas em PVC e Tigre ADS Tubos Corrugados em PEAD. A expansão internacional e a criação de novos negócios e produtos são algumas das formas encontradas pela empresa para manter seu crescimento constante, de acordo com Thomas Alexander Karsch, gerente de marketing corporativo da organização.
Em relação aos diferenciais da empresa, Karsch destaca o pioneirismo. Entre as organizações do segmento, a Tigre foi a primeira a investir em publicidade e propaganda. “Ao longo dos anos, registramos ações de marketing e comunicação, contribuindo para a construção de uma marca cada vez mais forte”, ressalta.
Na pesquisa Top of Mind de 2012, do Datafolha, a Tigre foi considerada a marca mais lembrada por 79% das pessoas entrevistadas no segmento de Tubos e Conexões. Além disso, 83% confirmaram preferência à Tigre e 92% demonstraram lealdade e comprariam novamente seus produtos.
Atuação em Santa Catarina
Para Karsch, Santa Catarina representa uma região de negócios importante. Além de ser o lugar onde a empresa nasceu, ele afirma que a cultura empreendedora que caracteriza o Estado, com profissionais comprometidos e qualificados, destaca a região como uma das mais importantes para o crescimento da empresa.
“Em virtude disso, há planos de aumentar ainda mais a atuação da Tigre tanto no território catarinense como também no resto do Sul do Brasil”, conta.
Sustentabilidade e responsabilidade social
Com o intuito de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do país, otimizar o uso de recursos naturais e os impactos sobre o meio ambiente, a Tigre introduziu o plástico na construção civil. De acordo com Karsch, o avanço trouxe uma série de benefícios para a sociedade.
Nos anos de 1950, a empresa implantou um armazém próprio para dar assistência à família de seus funcionários, tanto na área da saúde, quanto no fornecimento de mantimentos para o lar. Na década seguinte, implantou programas de alfabetização e promoveu cursos de capacitação para colaboradores, parceiros e profissionais do setor, proporcionando formação e oportunidades de crescimento. Além disso, foi a primeira empresa a fazer parcerias com o Senai e outras instituições para formar mão-de-obra qualificada.
Em 2002 a indústria teve a sua primeira fábrica certificada pela ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental. Em outubro de 2003 fundou o Instituto Carlos Roberto Hansen – ICRH, dando início a uma nova etapa de envolvimento social e comunitário do grupo.
Fonte: Noticenter
Simpesc nas redes sociais