Cem trabalhadores de oito galpões receberam orientações sobre cooperativismo
Cem trabalhadores de oito galpões de reciclagem de Joinville vão passar por uma capacitação que tem por objetivo fortalecê-los por meio de cooperativas. A ação iniciou na tarde desta terça-feira, no Centro Público de Atendimento aos Trabalhadores (Cepat), com recicladores dos galpões do bairro Fátima (Recicla) e do distrito de Pirabeiraba.
Nesta quarta, às 14 horas, o segundo grupo começa a capacitação. Estarão reunidos na Associação de Moradores do Cubatão trabalhadores dos galpões Timbé, Paraíso e Cubatão. O terceiro grupo, que inicia as atividades na quinta-feira, também às 14 horas, na Igreja Católica do Rio do Ferro, reúne os grupos Rio do Ferro, Santa Bárbara e Aventureiro. No primeiro encontro, o objetivo é apresentar o projeto e abordar o tema “Gestão e Trabalho em Equipe”.
As três turmas aprenderão em 12 encontros conceitos de gestão, administração, balanços financeiros e contabilidade, direitos do trabalhador, segurança no trabalho, sustentabilidade, cooperativismo e organização solidária.
A capacitação se estende até o fim de junho e inclui visita ao aterro sanitário. No dia 2 de julho, está prevista viagem a Curitiba para a troca de experiências com os recicladores que atuam na cidade. E para finalizar, um grande seminário será realizado no dia 4 de julho. A iniciativa é financiada com recursos do PAC/Caixa Econômica Federal.
A capacitação está sendo desenvolvida pela Gerência de Geração e Renda da Secretaria de Assistência Social. Ana Aparecida Pereira, que coordena os trabalhos, explica que também está prevista a implantação de um banco de negócios voltado ao serviço de reciclagem.
A intenção é criar um banco de dados das empresas que compram o produto da reciclagem. A partir deste levantamento, a venda do material passaria a acontecer diretamente a essas empresas, ação que agrega valor ao produto.
Ana explica que as ações voltadas aos recicladores fazem parte de um projeto maior, que é a ampliação do aterro sanitário, envolvendo a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) e Secretaria de Assistência Social.
— A Seinfra entra com a estrutura do aterro, a Fundema com a educação ambiental da comunidade e a Assistência Social, mais especificamente a Gerência de Geração e Renda, entra com a gestão e a parte social dos recicladores e dos galpões para a melhoria e fortalecimento da categoria —, explica.
Cronograma de início das capacitações:
– Dia 10/4 (quarta-feira), às 14 horas: Trabalhadores dos galpões Timbé, Paraíso e Cubatão.
– Onde: Associação de Moradores do Cubatão.
– Dia 11/4 (quinta-feira), às 14 h:oras Trabalhadores dos galpões Rio do Ferro, Santa Bárbara e Aventureiro.
– Onde: Igreja Católica do Rio do Ferro.
Fonte: A NOTÍCIA
Simpesc nas redes sociais