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Quando inovar faz parte do dia a dia das companhias

31 de janeiro de 2013
Quando inovar faz parte do dia a dia das companhias

Elas possuem a inovação em seu DNA e se destacam por propiciarem um ambiente favorável ao surgimento de novas ideias e práticas, que resultam em melhores produtos e processos, tornando-as mais competitivas no mercado.

Doze empresas de Santa Catarina estão na lista das Campeãs da Inovação 2012, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria Edusys, com apoio do Núcleo de Inovação da Fundação Dom Cabral, e publicada em edição especial da Revista Amanhã em dezembro.

Whirlpool, Anjo Química, Ciser e Karsten são as empresas do Estado que aparecem entre as 20 primeiras colocadas – que foram ordenadas por colocação. Já a Celulose Irani, Círculo, Tigre, Irmãos Zen, Mueller, Grupo EDP Energia e Univali estão entre as 30 que completam o ranking da elite da inovação no Sul, entre a 21ª e 50ª posições. A cerimônia de premiação das vencedoras ocorreu nesta terça-feira, 29, em Porto Alegre.

O levantamento considerou seis grandes categorias: Resultados da Inovação na Organização, Estrutura e Cultura Organizacional, Ações: Foco no Esforço da Inovação, Criatividade e Desenvolvimento Inicial, Tratamento e Orientação à Inovação e Atitude.

Para se chegar à classificação final, um questionário específico, com 43 questões que abordam diferentes aspectos relacionados à construção de um ambiente criativo – desde a cultura organizacional até os resultados concretos de novas ideias –, foi aplicado através de um site exclusivo. Foram convidadas a participar da pesquisa as 500 maiores empresas do Sul, listadas no ranking Grandes & Líderes, elaborado por Amanhã e PwC.

Whirlpool é a grande campeã
Apesar de o ranking ser dominado pelo Rio Grande do Sul – 29 das 50 empresas são gaúchas –, é de Santa Catarina a campeã da inovação em 2012. E o título veio mais uma vez para a Whirlpool, que repetiu o feito do ano anterior.

Além do título geral, a companhia ocupa um lugar nas cinco primeiras posições de quatro das seis categorias avaliadas. Sua atuação global, com estrutura de pesquisa e governança, lhe dá vantagem competitiva e gera um valor substancial, avalia Mauro Anderlini, sócio-diretor da Edusys.

Em 2011, 27,5% da receita da multinacional estava atrelada à inovação – em 2005, este índice era de apenas 3%. Baseada em Joinville, a operação brasileira da gigante dos eletrodomésticos, que detém as marcas Consul, Brastempo e KitchenAind, conta com 14 mil funcionários, contando também as fábricas de Manaus (AM) e Rio Claro (SP), 23 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro centros de tecnologia.

Por que elas são inovadoras
Das 12 empresas de Santa Catarina entre as mais inovadoras do Sul, seis foram as campeãs em suas respectivas áreas de atuação. Os cases dos vencedores de cada segmento foram publicados na edição especial de Amanhã. Você pode baixar um documento com os textos das catarinenses clicando aqui. Confira um resumo abaixo:

Whirlpool: produto alugado, não vendido
Setor: eletromecânica

Além de ser a campeã geral, a Whirlpool também levou o título no setor de eletromecânica. Com uma forte cultura inovadora que não se limita às áreas de Pesquisa & Desenvolvimento, a companhia instiga seus colaboradores a pensarem em soluções únicas para facilitar a vida do consumidor.

Um exemplo é um purificador de água da marca Brastemp que não é vendido, mas alugado para os clientes. A receita vem da manutenção do filtro. O modelo de negócios baseado em um aluguel surgiu da premissa de um serviço que não pode ser vendido – o que mostra que a companhia inova não só nos produtos, mas na forma de comercializá-los.

Karsten: economia de energia na fabricação de toalhas
Setor: têxtil

A Karsten trata a inovação de uma maneira sistêmica, não como um evento ou projeto. A fabricante de produtos para cama, mesa e banho tem buscado soluções de ponta para seus produtos, como a utilização de nanotecnologia aplicada a novas funcionalidades – área em que a empresa ainda está avançando.

Na prática, um dos destaques em inovação já consolidados é a linha de toalhas Bio Bath, cujo processo de industrialização economiza energia e causa menos impacto ao meio ambiente, emitindo cerca de 20% menos gás carbônico e consumindo 25% menos energia e 15% menos água se comparado ao processo convencional.

Além das toalhas especiais, a empresa criou uma linha de tecidos com adesivo Art Wall, que podem ser utilizados para colar em paredes e objetivos, fazendo a decoração de ambientes. O tecido pode ser removido a qualquer momento sem remover a tinta da parede.

Celulose Irani: reaproveitamento da fibra celulósica
Setor: papel e celulose

Os projetos da Celulose Irani não se limitam ao produto final, abrangendo também o eucalipto, matéria-prima da celulose. Realizados geralmente em parceria com universidades, ele vão desde a semente até a embalagem de papelão ondulado. A estrutura de Pesquisa & Desenvolvimento contempla projetos de curto e longo prazo, no que a empresa chama de “inovação radical”.

Um dos destaques da empresa é o Eco Two, sistema desenvolvido para separar o plástico no processo de produção de papel. O material é transformado em pellets, que, posteriormente, são utilizados na criação de paletes, bancos e outros produtos com base polimérica. Esse processo também recupera a fibra celulósica, que antes era perdida.

A empresa também estuda a nanotecnologia. Com a celulose em escala nano, haverá oportunidades de utilização na indústria automotiva e aeroespacial, entre outras.

Anjo Química: solvente ecológico
Setor: química

A Anjo criou um ambiente de trabalho que propicia a inovação, com um ambiente descontraído e onde tudo é aberto, com poucas salas – o que permite que a comunicação e o trabalho em equipe fluam melhor.

Uma das inovações da empresa foi a criação de uma linha de thinners – solventes para tintas e vernizes – ecoeficientes, que não poluem e nem agridem o sistema nervoso humano. Thinners e demais solventes são tóxicos poluentes e muitas vezes são usados indevidamente como alucinógenos.

Tigre: criação de um novo mercado
Setor: material de construção

A Tigre foi pioneira no uso do PVC para instalações hidráulicas no Brasil quando só se utilizava ferro fundido. Por isso, não é exagero afirmar que a empresa de Joinville criou um novo segmento no mercado da construção civil no país.

Os produtos desenvolvidos pela empresa buscam atender as necessidades dos consumidores de maneira prática. Canais internos estimulam colaboradores a sugerir ideias de produtos e de melhorias. As sugestões são somadas às recebidas pelo público externo e analisadas por comitês internos. Muitas delas se convertem em novos produtos, que representam 15% da receita anual da companhia.

Mueller: facilitadora de vidas
Setor: eletroeletrônicos

Depois de chamar a atenção, anos atrás, com a PopStock, primeira máquina de lavar roupas com despensa embutida, a Mueller reforçou seu portfólio ao lançar, em 2012, a Special. Segundo John Müller, presidente da empresa, trata-se da única lavadora do mundo com carga frontal que permite a colocação de mais roupas no aparelho após o início do processo de lavagem, entre outras vantagens.

A tecnologia demorou três anos para ser desenvolvida. Com a porta de acesso rápido, o usuário pode carregar e descarregar a máquina sem ter de se abaixar – já que a máquina tem um cesto inclinado que pode ser retirado e utilizado para outras funções, como recolher a roupa e levá-la para a mesa de passar ou mesmo para o varal.

Na empresa, as ideias surgidas em qualquer departamento são discutidas por um grupo de pessoas ligadas ao marketing, ao desenvolvimento de produtos e à produção. Em uma etapa seguinte, são amadurecidas e testadas para só então chegarem à casa do consumidor.

Fonte: Noticenter

 
 


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