Num ambiente macroeconômico de pleno emprego, encontrar e reter profissionais exige trabalho árduo e uma lupa à disposição de especialistas para identificar potenciais talentos. Esta é a missão de Elaine Oliveira, gerente de recursos humanos da Whirlpool, unidade Joinville.
A empresa, com 7 mil funcionários, produz geladeiras, condicionadores de ar, fogões, entre outros itens. E deve contratar mais gente.
Perfil
Elaine Oliveira é gerente de recursos humanos da unidade de Joinville da Whirlpool Paulista, a executiva de 38 anos está na cidade há dois anos. Vinda de São Paulo, trabalha há quatro anos na empresa. Divorciada, com uma filha de 13 anos, é formada em recursos humanos pela Estácio de Sá. Fez várias especializações. Atualmente cursa administração na Sociesc/FGV. Coordena um equipe de 50 pessoas.
Treinamento
“A preocupação com a qualificação se expressa por alguns números. A empresa, em Joinville, treinou 3.243 trabalhadores de janeiro a setembro. É quase metade dos trabalhadores. Isso significa que foram feitas 22.294 horas de treinamento,neste período.”
Mercado
“O mercado de trabalho em Joinville está aquecido. Novas fábricas estão chegando e isto também atrai gente de outras regiões para cá. Há um movimento migratório de profissionais para o Sul. Joinville está sendo olhada com interesse. Os salários e remunerações têm tido reajuste com ganhos reais. E isto é mais geral, não um fato isolado em Joinville. A economia brasileira permite isso.”
Promoção
“A promoção de pessoas depende de performance, potencial de crescimento e atributos de liderança que enxergamos nos candidatos. Transparência e clareza na comunicação são fundamentais para viabilizar o prosseguimento de carreira. Até mesmo para os trabalhadores horistas há esclarecimentos sobre a forma de progredir na organização. A unidade joinvilense da Whirlpool tem 7 mil funcionários. Uma cidade.”
Estratégico
“O setor de recursos humanos é estratégico na organização. Porque, apesar das tecnologias que dispomos para agir no dia a dia, precisa trazer as pessoas para melhor se alcançar resultados extraordinários para o negócio. O poder e a importância do RH estão no fato de participar de diferentes forums na formatação do desenvolvimento da empresa e das pessoas.”
Carreira
“Evoluir na carreira depende de muitos fatores. Um deles: é preciso fazer o que se gosta. Este é um passo necessário para, adiante, se atingir objetivos. E ter comprometimento com a empresa. O comportamento de cada um é decisivo na conquista de desempenhos. Porque isto atitudes e valores vem de fora da organização. Conhecimentos são e podem ser aprendidos.”
Pleno emprego
“O maior desafio profissional de alguém do RH é ter a habilidade de reter trabalhadores. Isso exige mais esforço do que recrutar bem. Acho que contratar é mais fácil. Bons pacotes de benefícios podem ajudar a manter profissionais. Aqui, também, o clima organizacional permite diálogo franco, direto e isso aproxima as pessoas.”
SELEÇÃO – Na Whirlpool procuramos profissionais que reúnam competências técnicas adequadas aos cargos. É preciso que tenham valores e comportamentos ajustados aos da empresa: ética, integridade e dinamismo. Identificar talentos é nossa missão.
SONHO – Considero-me uma pessoa realizada. Amo o que eu faço. Sou muito energizada e esta característica facilita o cotidiano. Deus me abriu portas inimagináveis. Meu sonho? Ver minha filha feliz e trazer parentes para Joinville.
LAZER – Sou caseira. Adoro onde moro, uma casa com jardim, frutas. Algo impossível em São Paulo. Vou à igreja e fiz muitos amigos em Joinville. Sou apaixonada pela cidade.
ACELERADOR – Nosso negócio continua em expansão. E continuaremos trabalhando com o pé embaixo. Estamos numa crescente. 2012 já é um dos melhores anos, com a ajuda do IPI reduzido sobre produtos que fabricamos. E 2013 tende a ser ainda melhor.
Fonte: AN – Livre Mercado – Cláudio Loetz
Simpesc nas redes sociais