A Federação das Indústrias (FIESC) definiu os nomes dos industriais que receberão a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina, a mais alta condecoração da indústria do Estado. Serão homenageados os empresários: Edgar Arnold (Industrial Rex, de Braço do Trombudo), Fernando Marcondes de Mattos (Inplac, de Biguaçu), José Carlos Librelato (Grupo Librelato, de Orleans), Luiz Tarquinio Sardinha Ferro (Tupy, de Joinville) e Márcio Vaccaro (Rafitec Embalagens, de Xaxim).
A solenidade de entrega das comendas, no dia 20 de julho, vai encerrar a Jornada Inovação e Competitividade da Indústria Catarinense, que o Sistema FIESC promove de 16 a 20 de julho.
Ainda no dia 20 o empresário Décio da Silva (Weg, de Jaraguá do Sul) receberá a Ordem do Mérito Industrial da CNI, a mais importante condecoração da indústria brasileira. Também serão homenageados onze sindicatos de indústria com o Mérito Sindical da FIESC.
A Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina, criada em 2000, reconhece as contribuições de industriais ao desenvolvimento da indústria catarinense. O Mérito Sindical é conferido aos sindicatos que cooperam para o fortalecimento da representatividade empresarial catarinense e que permanecem filiados à FIESC por um longo período.
Um dos empresários homenageados é presidente de uma importante empresa do setor plástico. Trata-se do Sr. Fernando Marcondes de Mattos: formado em Direito, Marcondes de Mattos é ex-professor de economia política da UFSC, atuou no Codesul, Eletrosul e Santainvest. Fundou e preside a Inplac Indústria de Plásticos, de Biguaçu, o Costão do Santinho Resort, o Costão Ville e o Costão Golf, todos empreendimentos com sede em Florianópolis.
Com faturamento de cerca de R$ 200 milhões por ano, a Inplac emprega cerca de mil trabalhadores e é a maior produtora de sacos valvulados à base de polietileno da América do Sul. Em 2011, produziu mais de 200 milhões de embalagens para ensacar fertilizantes, cal, calcário e argamassa.
A companhia atende o mercado brasileiro e exporta aos Estados Unidos. O Costão do Santinho Resort, empreendimento de 120 mil metros quadrados, fatura aproximadamente R$ 90 milhões por ano e emprega 700 pessoas.
Fonte: FIESC
Simpesc nas redes sociais