1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

Case de Economia Circular, da TERMOTÉCNICA, é finalista no Prêmio Plástico Sul de Inovação e Sustentabilidade

05 de novembro de 2024
Case de Economia Circular, da TERMOTÉCNICA, é finalista no Prêmio Plástico Sul de Inovação e Sustentabilidade

As melhores iniciativas inovadoras e sustentáveis na cadeia produtiva de plásticos do Brasil serão conhecidas nesta quinta-feira (dia 7).

A iniciativa da Termotécnica de retornar as embalagens recicláveis de EPS pós-consumo como uma nova matéria-prima é finalista do Prêmio Plástico Sul de Inovação & Sustentabilidade. A divulgação dos premiados será realizada nesta quinta-feira (dia 7 de novembro), às 19 horas, em Caxias do Sul (RS), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube: @PláticoSulTV.

O prêmio destaca as melhores iniciativas inovadoras e sustentáveis na cadeia produtiva de plásticos do Brasil. As empresas e instituições que se destacam são premiadas em ouro, prata e bronze em cada categoria. A Termotécnica concorre na categoria: Produto com Conteúdo Reciclado.

O case da Termotécnica apresenta os benefícios do Repor- PS Circular, proveniente de EPS reciclado, que dá uma nova vida para as embalagens de EPS pós-consumo, transformando-as em produtos nobres de poliestireno. O Repor pode ser transformado em gabinetes de impressoras, embalagens injetadas para carreteis, peças técnicas para o interior de geladeiras, rodapés, molduras de quadro, masterbatch, entre outras aplicações.

Na prática, as embalagens são recicladas, ganham uma nova vida através de uma matéria-prima reciclada na forma de pellet 100% reciclado, o Repor. Através de um novo processo que pode ser de injeção, extrusão ou termoformagem, o Repor é transformado em novos componentes duráveis que poderão ser incorporados aos equipamentos de diversos segmentos no mercado.

Fabricadas em EPS/isopor*, as embalagens possuem design customizado que acompanha as formas do produto e estão dimensionadas para as necessidades técnicas das aplicações. São compostas 98% de ar e ainda 100% recicláveis. Elas possibilitam ao consumidor praticar o descarte adequado, por suas identificações, retornando à indústria.

São até 75% mais leves, proporcionam redução nas emissões de carbono. Eco-eficientes nos processos produtivos com redução de mão de obra, menos quantidade de componentes, ganhos de até 50% no empilhamento e de até 25% na quantidade de produtos transportados.

Implantado em 2007, o Programa Reciclar EPS foi uma iniciativa voluntária da Termotécnica que já coletou mais de 48 milhões de kg de embalagens de EPS. Esta iniciativa começou antes mesmo da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que foi publicada em 2010.

O programa envolve vários elos da cadeia, como a rede de catadores, cooperativas, gerenciadores de resíduos e demais parceiros que nos ajudam com os esforços da coleta seletiva e logística reversa. São mais de 200 parceiros que nos ajudam a trazer de volta para as nossas usinas de reciclagem o material de pós-consumo.

O programa visa aumentar os índices de captação e reciclagem de EPS no Brasil. Segundo o mais recente levantamento da PICPlast realizado anualmente pela MaxiQuim, em 2022, foram reciclados 33,8% do EPS utilizado no país.

E conforme Relatório de Sustentabilidade da Termotécnica, neste mesmo ano, a Termotécnica atingiu o número de 18,9% de produtos e suas embalagens recuperadas do mercado, superando os dados dos anos anteriores (15,6% em 2021 e 16,3% em 2020).

O Prêmio Plástico Sul de Inovação & Sustentabilidade. O Prêmio Plástico Sul foi criado para valorizar as iniciativas dos transformadores dos estados de SC, PR e RS. Iniciativa da Revista Plástico Sul, a 5ª edição da premiação anual quer reforçar as marcas que apostam como propulsoras de desenvolvimento do setor do plástico.

*Isopor é uma marca registrada por terceiros.

Fonte: Logos Conexão e Conteúdo

 
 


somos afiliados: