Bold, de Jaraguá do Sul, colabora com projeto que está sendo viabilizado em Foz do Iguaçu.
Uma empresa catarinense será a responsável por fornecer a estrutura de um novo aquário gigante que está sendo construído em Foz do Iguaçu, no Paraná. A Bold, de Jaraguá do Sul, Norte de Santa Catarina, é especializada em chapas acrílicas, policarbonato e demais materiais, e trabalha em colaboração com o Grupo Cataratas, operadora de atrações turísticas no estado vizinho.
O audacioso projeto começa a tomar forma neste segundo semestre e vai resultar na construção de um dos maiores aquários marinhos da América do Sul, chamado de AquaFoz. O investimento total será de aproximadamente R$ 100 milhões, informou o Grupo Cataratas.
A empresa catarinense está desenvolvendo produtos exclusivos para a iniciativa e é a única empresa do Brasil a contar com soluções deste tipo na área de acrílicos. O aquário será composto por blocos de acrílico de proporções gigantes, informou a Bold, incluindo painéis de 11 metros por cinco metros e 20 centímetros de espessura.
É previsto o uso de 100 toneladas de produtos. Segundo a empresa, o uso inovador do acrílico garantirá a durabilidade e segurança da estrutura, assim como permitirá uma visibilidade mais clara da vida marinha aos visitantes.
— Este projeto reafirma o potencial e a inovação que o Brasil pode oferecer ao mundo — observa o diretor comercial da Bold, Reimar Sebold.
A inauguração do AquaFoz está prevista para o primeiro semestre de 2025. Com um aporte de investimentos 100% privado, o projeto vai potencializar ainda mais o turismo desta região do Paraná, que já conta com o parque das cataratas de Foz do Iguaçu.
— Estamos empolgados em implementar uma iniciativa tão relevante, que é um exemplo claro de como inovação e tecnologia podem gerar impactos positivos, tanto para o meio ambiente, quanto para o fortalecimento econômico — completa Sebold.
Sobre o aquário gigante
O AquaFoz será erguido em uma área particular na entrada do Parque Nacional do Iguaçu, ao lado do Centro de Visitantes, na BR-469. A área de 23 mil metros quadrados abrigará diversos tanques, com um volume total de aproximadamente 3,5 milhões de litros de água.
O aquário vai contar com espécies de água doce e de ecossistemas marinhos, inclusive ameaçados de extinção. Sob investimento de cerca de R$ 100 milhões, o projeto terá um centro de educação, pesquisa e conservação dos ecossistemas das bacias dos rios Paraná e Iguaçu.
Conheça a Bold
No mercado há 22 anos, a Bold é uma empresa multinacional especialista em chapas acrílicas, de policarbonato, ACM, PETG, PVC, poliestireno e plásticos de engenharia. Com um parque fabril em Jaraguá do Sul, conta com 700 funcionários. A Bold já atendeu empresas como WEG, ABB, Philips, McDonald’s, O Boticário, Cyrela, Itaú e AMBEV.
Fonte: NSC Total
Veja fotos da estrutura do aquário gigante.
Simpesc nas redes sociais