1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

Gestão: Pessoas e Trabalho – 85

02 de julho de 2024
Informativo
MTE completa modernização do ambiente externo do Cadastro Nacional de Entidades Sindicais

Publicado em 1 de julho de 2024

Agora os sindicatos, federações e confederações podem tramitar todos os procedimentos no CNES utilizando qualquer navegador de Internet, através de computadores, tablets ou celulares.

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) concluiu, no dia 27 de junho, a modernização do acesso a todas as modalidades de registro sindical do Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES).

Com a entrega das novas funcionalidades da Solicitação de Incorporação (SI) e da Solicitação de Fusão (SF), os sindicatos, federações e confederações podem tramitar todos os procedimentos no CNES utilizando qualquer navegador de Internet, através de computadores, tablets ou celulares.

De acordo com o secretário de Relações do Trabalho, Marcos Perioto, a Solicitação de Incorporação (SI) permite que um sindicato registrado no CNES absorva a representação sindical de um ou mais sindicatos, também registrados, desde que possuam categoria ou base territorial idênticas.

Já a Solicitação de Fusão (SF) é o procedimento pelo qual dois ou mais sindicatos, registrados no CNES e com categoria ou base territorial idênticas, se unificam para formar um novo sindicato, que sucede os anteriores em direitos e obrigações, o que pode fortalecer a representatividade e a atuação sindical.

Perioto destaca que “com a ativação das novas funcionalidades, o MTE conclui a etapa da modernização do ambiente externo do CNES, exatamente aquele utilizado pelas entidades sindicais, em linha com o compromisso do ministro Luiz Marinho de proporcionar ferramentas mais ágeis e eficientes na gestão do registro sindical.

Este avanço é fruto do trabalho conjunto das equipes do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), da Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) e do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) do MTE”, explica o secretário.

As novas funcionalidades estão disponíveis através da página do CNES (cnes.trabalho.gov.br). Para garantir a segurança e autenticidade das operações é obrigatório o uso de certificado digital.
Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

 

7 vantagens do trabalho autônomo

Publicado em 1 de julho de 2024

O trabalho autônomo refere-se a uma forma de emprego na qual profissionais oferecem serviços temporários, muitas vezes especializados, para clientes ou empresas, sem um vínculo empregatício permanente.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no último trimestre de 2022 existiam mais 25,7 milhões de trabalhadores independentes no Brasil – um aumento de 4,7% em relação ao ano de 2021.

Abaixo, confira as vantagens que os profissionais independentes podem ter!

1 -Flexibilidade de horários 

Em muitos casos, freelancers têm a liberdade de definir seus próprios horários de trabalho, o que permite conciliar melhor a vida pessoal e profissional. Eles podem escolher quando trabalhar, seja durante o dia, à noite ou nos fins de semana, adaptando as demandas às suas preferências e necessidades.

2 - Localização geográfica 

Optar pela modalidade autônoma frequentemente significa ter a liberdade de trabalhar de qualquer lugar, dependendo da profissão. Isso elimina a necessidade de deslocamento diário para um escritório fixo, possibilitando que os profissionais realizem seu trabalho de casa, em cafés, espaços de coworking ou, até mesmo, durante viagens. Claro, dependendo sempre do tipo de trabalho de cada profissional.

3 - Variedade de projetos e clientes 

Freelancers têm a oportunidade de trabalhar em uma ampla gama de projetos e com diversos clientes. Isso não só oferece experiência em diferentes áreas e setores, mas também permite que os profissionais diversifiquem suas habilidades e construam um portfólio versátil.

4 - Autonomia e controle 

Como freelancers são seus próprios chefes, eles têm autonomia total sobre suas decisões profissionais. Isso inclui negociar termos contratuais e definir suas próprias estratégias de trabalho e crescimento de carreira.

5 - Desenvolvimento profissional contínuo 

Trabalhar como profissional autônomo exige que você se mantenha atualizado em relação às tendências do mercado e às melhores práticas da sua área. Isso incentiva o aprendizado e o aperfeiçoamento de novas habilidades.

6 - Potencial de ganho variável 

Embora haja variação na demanda por projetos e clientes ao longo do tempo, trabalhar como freelancer pode oferecer um potencial de ganho variável significativo. Você tem a oportunidade de aumentar o seu lucro conforme expande sua base de clientes e melhora suas habilidades.

7 - Construção de marca pessoal 

Atuar como profissional independente permite que você construa uma marca pessoal forte e reconhecível no mercado. À medida que você entrega trabalhos de alta qualidade e estabelece relações positivas com clientes, sua reputação pode se fortalecer, abrindo portas para novas oportunidades e projetos mais desafiadores.

Contudo, é importante ressaltar também que o profissional que escolhe ou precisa trabalhar de maneira independente, acaba perdendo alguns direitos trabalhistas. Por isso, precisa se preocupar, por exemplo, com a própria previdência, férias e reservas para o futuro.
Fonte: Gaúcha GZH
 
 


somos afiliados: