GoPack Slim, uma solução inovadora de embalagem para o transporte de cervejas, destilados e azeites.
Com o premiado conceito modular multi garrafas, a nova embalagem mais compacta proporciona também maior otimização no fretamento.
Na Brasil Brau 2024 – XVIII Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja -, realizada de 11 a 13 de junho, no São Paulo Expo, a Termotécnica fará o lançamento da GoPack Slim.
A GoPack, marca de embalagem para bebidas que conquistou dois troféus no Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira em design e soluções para o varejo, agora apresenta uma nova versão mais compacta: A versão Slim foi pensada para acomodar especialmente garrafas de diâmetros e alturas menores, como é o caso das cervejas, destilados e azeites. Enquanto que a GoPack em sua versão original, GoPack Max, destina-se principalmente para atender ao mercado de vinhos.
Os maiores públicos da GoPack são vinícolas, cervejarias, destilarias e e-commerce de bebidas, que precisam garantir a integridade de seus produtos independente da distância a ser percorrida e o meio de transporte utilizado.
“A GoPack vem revolucionando o transporte de bebidas e é mais um resultado da consistência dos investimentos que a Termotécnica realiza em inovação, estudo de mercado e engenharia de produto. O mercado de vinhos e espumantes já tem respondido de forma muito positiva a todos os benefícios proporcionados pela GoPack. Agora, na feira Brasil Brau, temos a oportunidade de nos aproximarmos do mercado de cervejas premium artesanais, que cresce cada dia mais”, afirma o presidente da Termotécnica, Albano Schmidt.
A GoPack Slim apresenta o mesmo conceito da solução patenteada e premiada de embalagem modular multi garrafas e com os mesmos benefícios de proteção e versatilidade, acomodando diversos formatos de frascos. Dimensionada para acondicionar cervejas, destilados e azeites, seu grande destaque está no tamanho ainda mais compacto, otimizando em cerca de 40% o espaço das cargas no fretamento, comparada ao modelo de embalagem GoPack Max, que é indicado para garrafas maiores, como vinhos e espumantes.
O design da embalagem modular universal para garrafas fabricada em EPS (mais conhecido como isopor*) oferece múltiplas funções inéditas para o segmento de bebidas. A GoPack possui estrutura que permite ser fracionada, e por isso apresenta capacidade para comportar 1, 2, 3, 4, 5 e 6 garrafas e até frascos de geléias, sucos, azeites, taças e copos, em diferentes modelos e tamanhos. Sua estrutura modular possibilita ainda reduzir a quantidade de variação de modelos de embalagens.
Ambas as embalagens GoPack, Max e Slim, atendem às exigências de design e proteção para o mercado do Varejo e E-commerce, reduzindo drasticamente as avarias em todas as etapas da cadeia logística para que o consumidor receba seu produto com integridade nas condições ideais para o consumo.
Homologada pelo SENAI/SC conforme normas ISTA (Associação Internacional de Trânsito Seguro) 3A/2007 e ISTA 6 – FEDEX – A, a GoPack oferece alto nível de proteção, que reduz em até 5% os desperdícios na cadeia logística das bebidas nos diversos modais de transporte. Entre os parceiros logísticos em que a GoPack recebeu homologação estão a GolLog, Azul Cargo Express, Sequoia, Jadlog e Total Express.
Por suas características, além da possibilidade de uma mesma embalagem se adaptar a vários tamanhos de garrafas, a alta aceitação da GoPack se dá pela drástica redução das avarias nos envios por e-commerce. Isso é especialmente sensível no mercado de bebidas premium, que são produtos de alto valor agregado.
“Faz parte da experiência do cliente que adquire uma bebida premium receber o produto intacto e a percepção de que houve todo um cuidado no envio até a entrega. É essa agregação de valor da GoPack que tem atraído a atenção dos nossos clientes. Tivemos um crescimento exponencial das vendas desde o lançamento da GoPack e a Brasil Brau é uma excelente oportunidade de relacionamento com os clientes e de prospecção para atender novos nichos nos segmentos de bebidas e acessórios”, afirma o diretor superintendente da Termotécnica, Nivaldo Fernandes de Oliveira.
Giovane Postingher, da área comercial da Organovita, empresa de sucos e vinagres orgânicos, diz que a GoPack reduziu quase a zero o grande problema de quebra e avarias no transporte de e-commerce. “Quando nos foi apresentada essa solução GoPack com essas colmeias que se adaptam às diferentes litragens dos produtos, acondicionando perfeitamente com firmeza as garrafas durante o transporte foi uma maravilha. Porque o consumidor tem a expectativa de receber o produto intacto e se passar pelo stress de receber o produto avariado o encanto se foi”, afirma.
Ele também reforça o viés ecológico desta solução da Termotécnica, que desenvolve o programa Reciclar EPS em todo o Brasil, de logística reversa e economia circular das embalagens pós-consumo: “Por sermos uma empresa de produtos orgânicos, nosso consumidor é muito exigente neste ponto. Então ter no mercado uma embalagem com todos esses atributos para o transporte de e-commerce é fantástico”.
Embalagens em EPS pós-consumo: reciclagem, logística reversa e economia circular na prática
Na hora de escolher a melhor solução de embalagem para acondicionamento e transporte das mercadorias no e-commerce, aspectos de sustentabilidade ganham tanta relevância quanto funcionalidade e proteção. Questões como a redução da pegada de carbono, a circularidade do material e a redução das perdas proporcionadas pelas soluções de acondicionamento em toda a cadeia são cada vez mais importantes na avaliação das embalagens. “Os mercados estão cada vez mais exigentes quanto à pegada ambiental das empresas e estamos comprometidos com esta agenda apresentando soluções alinhadas com essas demandas”, afirma Albano Schmidt.
Mas o que fazer com as embalagens no seu pós-uso? O Programa Reciclar EPS, criado há quase duas décadas de forma voluntária e antecipando-se à Política Nacional de Resíduos Sólidos, marca o pioneirismo e a vanguarda da Termotécnica nas questões de sustentabilidade. Desde 2007, a empresa já reciclou aproximadamente 48 milhões de quilos de EPS de embalagens pós-consumo – o que equivale a uma área de mais de 10 estádios do Maracanã – que foram transformadas em nova matéria-prima para novos usos e produtos.
O pioneirismo da Termotécnica na reciclagem gerou uma transformação positiva na percepção da sucata de EPS – que passou a ser valorizada. Esta mudança vem movimentando o mercado com a entrada de novos players na industrialização e comercialização de EPS reciclado, o que é benéfico para o meio ambiente.
*Isopor é uma marca registrada de terceiro
Fonte: Logos Conexão e Conteúdo
Simpesc nas redes sociais