1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

Gestão: Segurança e Saúde no Trabalho – 11

30 de abril de 2020
Informativo
Ações de saúde e segurança que contribuem para qualidade de vida no trabalho

Segundo autores como Chiavenato e Rodrigues, existem nove fatores que podem influenciar na qualidade de vida no ambiente de trabalho, são eles:

1.    Satisfação pelo trabalho
2.    Possibilidade de crescimento na empresa
3.    Reconhecimento pelo trabalho realizado
4.    O salário
5.    Benefícios, como bônus financeiro
6.    Bom relacionamento com a equipe de trabalho e com a organização
7.    Ambiente físico e psicológico do trabalhado
8.    Responsabilidade em tomar decisões
9.    Engajamento e participação

A qualidade de vida no trabalho influencia diretamente com a produtividade e a qualidade dos produtos e processos de uma empresa, isso porque funcionários descontentes e insatisfeitos estão mais propensos a não entregar seu trabalho com qualidade e agilidade.

Como pode-se ver na classificação acima, o ambiente físico e psicológico está relacionado com a saúde e segurança do trabalhador, fator muito importante para garantir uma qualidade de vida no trabalho.
Confira agora algumas ações de saúde e segurança que contribuem para melhor qualidade de vida no trabalho:

Diálogo de Segurança (DDS):

Estas reuniões diárias são destinadas a despertar no colaborador a conscientização envolvendo suas atividades diárias, essa em respeito a sua segurança, meio ambiente, saúde e qualidade. Este procedimento está ligado também ao desenvolvimento do relacionamento com sua equipe e organização (6).

Ergonomia (NR-07):

Segundo especialistas, os procedimentos ergonômicos, quando aplicados de maneira correta, contribuem para a diminuição do cansaço e tornam eficientes os procedimentos que visam evitar lesões físicas ao indivíduo.
Inspeções de segurança:

O objetivo principal das inspeções de segurança é detectar as possíveis causas que propiciem a ocorrência de acidentes, visando tomar ou propor medidas que eliminem ou neutralizem os riscos de acidentes de trabalho. Detectando os riscos e tomando medidas preventivas, o trabalhador pode executar suas tarefas de forma segura e tranquila, com qualidade.

Treinamento e fornecimento de EPI’s:

Um trabalhador bem capacitado e equipado trabalha de forma mais consciente sobre os riscos, e os EPIs se usados de maneira correta, dentro da validade e das funções, ajudam na integridade do trabalhador, lembrando que esta ação é obrigatória!

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes:

A CIPA trata-se de uma comissão paritária constituída por representantes dos empregados (eleitos em escrutínio secreto) e dos empregadores (designados pelo empregador), que atua na promoção à segurança e saúde dos trabalhadores.

Programas de conscientização á saúde:

Como exemplo, programas de orientação nutricional, de combate ao alcoolismo e tabagismo e outras drogas.
Fonte: Beta Educação
 
 


somos afiliados: