O governador Carlos Moisés vai liberar o funcionamento do comércio a partir da próxima segunda-feira, dia 13. A informação é do presidente da Facisc, Jonny Zulauf, em alegre mensagem transmitida por vídeo aos associados, após reunião do comitê de crise, nesta quarta-feira, dia 8.
Escolas, transporte público, igrejas deverão permanecer fechados.
É a vitória da enorme pressão dos empresários, feita ao longo de duas últimas semanas, sobre o governador Carlos Moisés, ao mesmo tempo que o secretário de Saúde prega # fique em casa.
Para dar embasamento ao iminente anúncio oficial – e a sua regulamentação – se dirá que os dados disponíveis comprovariam a capacidade do sistema de saúde catarinense absorver a carga de milhões de pessoas nas ruas, a partir da próxima segunda. E que o Ministério da Saúde estaria de acordo.
A reabertura dos negócios vai coincidir exatamente quando SC vai entrar na fase mais crítica do crescimento da propagação do Coronavírus – que se estenderá de abril até a primeira quinzena de maio, segundo as autoridades sanitárias.
Dá para imaginar que a circulação do vírus vai ser cada vez mais intensa. Só não dá para saber quantos casos – e quantas mortes – vão se somar às já existentes – e que serão causadas pelo convívio próximo das pessoas em estabelecimentos que vendem supérfluos.
Aliás, quem vai se aventurar a comprar carro, moto, calçados, roupas, bolsas etc, se ninguém sabe o que pode acontecer no dia seguinte?
Fonte: NSC Total- Cláudio Loetz – 08.04.2020
Simpesc nas redes sociais