Competição integrou programação do Universo #VemFazer SESI SENAI que as entidades da FIESC realizaram em Jaraguá do Sul; evento premiou ainda desafios de robótica, Mostra Inova SENAI e Grand Prix de Inovação em Saúde.
Confira a cobertura fotográfica completa no Flickr da FIESC
Jaraguá do Sul, 26.10.2019 – Estudantes de Criciúma venceram o primeiro Torneio de Robótica Challenge SESI SENAI, considerado preparatório para o First LEGO League (FLL), que ocorre nos dias 7 e 8 de fevereiro. As premiações foram anunciadas neste sábado (26) no encerramento do Universo #VemFazer SESI SENAI, realizado em Jaraguá do Sul. Cerca de 20 mil pessoas passaram pelas unidades nos três dias do evento que contou com o apoio de 300 voluntários.
A Carvoeiros Robots desenvolveu projeto de pesquisa que visa identificar alternativas para a pintura das faixas de pedestres, pois a falta de manutenção da tinta dessas áreas potencializa a ocorrência de acidentes. “Pesquisamos e descobrimos que nos Estados Unidos se usa concreto pigmentado que tem durabilidade de 7 a 10 anos, enquanto que a tinta dura seis meses”, conta a estudante Ana Julia Caciotori que integra a equipe.
No encontro, o vice-presidente regional da FIESC, Célio Bayer, destacou a estrutura de Jaraguá do Sul para a oferta de serviços de educação. “Empresas nos ajudaram a construir espaços criativos para que os nossos alunos pudessem estudar. Somos prova de que a integração entre academia e indústria trazem frutos relevantes para a sociedade”, afirmou.
“O evento de Jaraguá do Sul, pela temática de mobilidade, sustentabilidade e criação de cidades mais sustentáveis, deixa um legado histórico. É o primeiro evento de integração completa de SESI e SENAI, do quanto as entidades podem fazer pelas nossas comunidades”, frisou o diretor de educação SESI SENAI, Claudemir Bonatto. Durante o Universo #VemFazer, o diretor regional do SENAI, Fabrizio Machado Pereira, reforçou como se trata também de uma oportunidade para a formação das novas gerações para o mercado de trabalho. “Estamos focados no desenvolvimento dos jovens e na preparação deles para as novas tecnologias e profissões do futuro”, ressaltou.
O gerente-executivo de SESI SENAI em Jaraguá do Sul, Jefferson Galdino lembrou que o evento apresentou aos visitantes diversas possibilidades de carreiras profissionais. “Trouxemos o que há de melhor em termos de tecnologia e inovação para a educação, uma educação que é de excelência, inovadora e acessível. Por isso, oportunizamos a mais de 6,5 mil alunos conferir de perto as tecnologias que trouxemos”, destacou.
Confira os vencedores dos desafios de robótica:
Torneio de Robótica Challenge SESI SENAI:
Projeto de inovação: Equipe Little Builders, de Rio do Sul
Profissionalismo e ética: Techmaker, de Blumenau
Programação de robô: Agrorobots, de Concórdia
Desempenho do robô: S.t.a.r Tech, de Tubarão
F1 IN SCHOOL (seletivas):
Carro mais veloz: Spark, de Criciúma
Campeão geral da seletiva F1 in Schools do Challange SESI SENAI: Spark, de Criciúma
4X4 LAND ROVER (seletivas):
Campeão geral da seletiva Land Rover 4×4 in Schools do Challange SESI SENAI: Equipe Swarm
FTC FIRST TECH CHALLENGE:
Campeão geral First Tech Challenge: Equipe Beta, de Joinville
:: Inova SENAI – A Mostra selecionou três projetos que seguem para a etapa nacional. Os vencedores ganharam um Startup Day ACATE, que é uma imersão no ecossistema de inovação em Florianópolis no dia 11 novembro. Dois dos projetos vendedores foram desenvolvidos pelo Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas: embalagem de colágeno para chá e bala à base de ora-pro-nobis. O projeto melhor avaliado foi desenvolvido no curso técnico em mecânica de Joaçaba e visa substituir o filamento usado em impressoras 3D por polipropileno granulado, que reduz os custos de produção e oferece o mesmo resultado.
:: Grand Prix – Equipes trabalharam por 24 horas no grand prix de inovação para encontrar soluções para a redução do absenteísmo por atestado médico, o aumento do engajamento das pessoas para mudanças comportamentais e para melhorar a atenção do cidadão com a saúde no trabalho. Os vencedores ganharam um Startup Day ACATE, imersão no ecossistema de inovação em Florianópolis no dia 11 novembro e quatro horas de coworking SPIN.
O evento premiou ainda 21 docentes que se destacaram em projetos e programas do SESI SENAI SC com bolsas em parceria com o Santander.
Em 2020, quem recebe o Universo #VemFazer SESI SENAI é Criciúma.
Fonte: FIESC
Simpesc nas redes sociais