Competição estimula estudantes de cursos técnicos a encontrar soluções para situações desafiadoras da indústria; equipamentos serão apresentados nos dias 18 e 19 de novembro em São José e Palhoça.
Florianópolis, 13.11.2017 – Tecnologia, sustentabilidade e eficiência são características comuns aos projetos de drones e karts elétricos criados por estudantes do SENAI/SC de todo o Estado e que serão exibidos ao público neste final de semana no Passeio Pedra Branca (18), em Palhoça, e no Continente Shopping (19), em São José. Desenvolvidos a partir da integração das disciplinas do curso, os equipamentos participarão de competições que colocarão à prova as habilidades dos alunos. Os eventos são gratuitos e abertos à comunidade. O SENAI/SC integra a FIESC.
O projeto ganhou o nome de SENAI Challenge e estimula os estudantes a encontrar soluções para situações desafiadoras da indústria. No sábado (18), em Palhoça, a entidade expõe os karts elétricos e realiza o desafio de drones a partir das 14 horas. A comunidade poderá ver de perto como esses equipamentos são montados e ainda pilotar alguns dos veículos que estarão disponíveis.
Para construir os karts, os alunos receberam um kit com motor, bateria e placa de controle. A partir disso, eles foram desafiados a criar o veículo mais leve e eficiente utilizando materiais como papelão, fibra de vidro, plástico e alumínio. O resultado desse projeto poderá ser conferido no domingo (19), quando o SENAI/SC realiza no Continente Shopping uma corrida com a participação dos 19 veículos construídos pelos estudantes dos cursos técnicos de mecânica e manutenção automotiva.
Os motores elétricos podem acelerar altas velocidades mantendo um torque elevado (“força”) desde a partida, enquanto os motores a combustão interna só produzem torque a partir de um valor de rotação. Com os karts elétricos, a arrancada e a retomada de curva são mais rápidas.
Drones – Os drones montados pelos estudantes do curso de eletroeletrônica de São José e Jaraguá do Sul participam no sábado (18), no Passeio Pedra Branca, de desafio que consiste em cumprir um circuito demarcado, respeitando limites de altura pré-estabelecidos. No percurso, os operadores precisarão registrar fotos de um objeto fixado numa marcação. O sucesso e a eficiência da execução da prova dependem das configurações precisas do drone e da habilidade do operador.
Os eventos têm apoio das empresas Baterias Duran, Bosch, Mobilis, Olsen e do grupo Passeio Pedra Branca.
A entidade ainda realiza outros quatro desafios em Joinville (25 de novembro) e Blumenau (2 de dezembro) envolvendo estudantes de cursos nas áreas de mecatrônica, automação industrial, eletromecânica e informática.
Serviço:
Sábado, dia 18 de novembro, a partir das 14 horas
O quê: Apresentação karts elétricos e desafio de drones
Onde: Passeio Pedra Branca, em Palhoça
Domingo, dia 19 de novembro, a partir das 14 horas
O quê: Corrida de karts elétricos
Onde: no kartódromo do Continente Shopping, em São José
Os eventos são gratuitos e abertos à comunidade.
Fonte: FIESC
Simpesc nas redes sociais