Evento, promovido pela FIESC, reuniu mais de 150 representantes de 101 entidades.
Florianópolis, 18.10.2017 – Joinville recebeu nesta quarta-feira (18) o Programa Capacitar, curso promovido pela FIESC, por meio do SESI e do Fundo Social, e a Associação Empresarial de Joinville (ACIJ). O evento capacitou sobre a utilização de incentivos vindos de verbas que seriam destinadas a impostos e ao governo. Foram promovidas oficinas gratuitas voltadas para entidades da região, com objetivo de instrumentalizar organizações do terceiro setor a serem proponentes de projetos junto às leis federais de incentivo fiscal, nas áreas de saúde, esporte, cultura, idoso e infância e adolescência.
Idealizado pela ENGIE Brasil Energia e coordenado pela Incentive, o Programa Capacitar é voltado para empresas, contadores, advogados, estudantes e comunidade em geral. No período da manhã, ocorreram de forma paralela as oficinas do Fundo do Idoso, Fundo da Infância Adolescência (FIA) e da Lei de Incentivo ao Esporte. No período da tarde, foram realizadas as oficinas da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e do PRONAS – Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência e PRONON – Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica.
Fundo Social
O Fundo Social de Joinville, coordenado pela FIESC/SESI em parceria com a ACIJ, está sendo estruturado como forma de incentivar na unificação das demandas por recursos de renúncia fiscal, contribuindo para uma atuação em rede sob as lacunas sociais do município. A iniciativa promove a cultura da renúncia fiscal, incentivando que as empresas de lucro real façam o uso dos incentivos fiscais, destinando até 9% do IRPJ para projetos sociais e culturais.
“O Fundo Social é uma importante oportunidade para a indústria, pois possibilita o redirecionamento de tributos em prol do desenvolvimento local. O Capacitar que hoje estamos realizando em Joinville é uma das ações prioritárias do Fundo Social, pois auxilia o terceiro setor na elaboração de projetos incentivados. Ficamos muito satisfeitos com o evento de hoje. Foram mais de 150 participantes representantes de 101 entidades”, disse a diretora do SESI em Joinville, Geysa Finilli.
A primeira cidade catarinense a implantar o Fundo Social foi Jaraguá do Sul, que já recebeu o Programa Capacitar em maio deste ano. O programa será levado a outras regiões do Estado até o final de 2018.
Fonte: FIESC
Simpesc nas redes sociais