Produzida em EPS (isopor®), a Embalagem para Cooktop desenvolvida para Electrolux destacou-se nacionalmente em critérios como inovação, sustentabilidade e integração com a cadeia produtiva.
A Termotécnica está entre as vencedoras do 17º Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira. A Embalagem em EPS para Cooktop, desenvolvida para Electrolux e lançada em junho deste ano, conquistou bronze ao concorrer com soluções e alternativas inovadoras de todo o setor, no módulo Design Estrutural, na categoria Funcionalidade.
Albano Schmidt, presidente da Termotécnica, comemora mais essa importante vitória. “Concorremos com grandes empresas, multinacionais como Danone e Aché Laboratório. Essa conquista nos fortaleceu e reforçou nossa liderança no segmento de embalagens e componentes”, destaca.
Promovido pela ABRE – Associação Brasileira de Embalagem, o prêmio valoriza a inovação, a tecnologia, o design e a sustentabilidade como forma de incentivo ao desenvolvimento de toda a cadeia produtiva.
Inovação na Embalagem para Cooktop
A embalagem para os modelos de Cooktop GC58V e GC70V, da Electrolux, foi desenvolvida pela equipe de Engenharia de Aplicação e Produto da Termotécnica.
Seu formato permite o acondicionamento do produto, com todos os travamentos necessários para proteção durante o transporte, desde a manufatura até o consumidor final. Os rebaixos laterais facilitam a movimentação por uma única pessoa. A embalagem possui indexação para alinhar o produto e garantir o empilhamento, não permitindo seu deslocamento durante o transporte.
Elaborada de acordo com o conceito Poka Yoke, o design garante a eficiência na montagem e sua estrutura permite grandes níveis de empilhamento e absorção de impactos. Foi projetada para valorizar a estética do cooktop. Conta com aberturas que possibilitam visualizar o produto, o que contribui para o incremento das vendas, pois a embalagem pode ser utilizada como expositor no ponto de venda.
A embalagem finalista já possui patente requerida e demonstra tanto o compromisso da Termotécnica com a excelência no desenvolvimento de produtos inovadores como a preocupação da Electrolux com a qualidade de seus processos e produtos.
Economia Circular
A Termotécnica está alinhada ao conceito de economia circular e busca em suas ações alongar o ciclo de vida dos materiais, evitando a exploração de novos recursos finitos e contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Em 2017, a empresa completa 10 anos da idealização e implantação do Programa Reciclar EPS, que possibilita o retorno ao mercado deste material, que é inerte, 100% reciclável com baixo consumo de água e energia, sem gerar gases causadores do efeito estufa ou resíduos tóxicos.
Neste período, o Programa Reciclar EPS já recuperou mais de 35 mil toneladas de EPS pós-consumo, o que representa 1/3 do EPS disponível no mercado para reciclagem, segundo dados da Plastivida e Abiquim (Maxiquim, 2012). Mantém o site www.reciclareps.com.br informando pontos de coleta do material em todo o país e desenvolve parcerias com cidades interessadas em reduzir o lixo em aterros.
Sobre a Termotécnica
A Termotécnica é a maior indústria transformadora de EPS da América Latina e líder no mercado brasileiro deste segmento. Produz soluções para Embalagens e Componentes, Agronegócios, Conservação e Movimentação de Cargas.
Em 2017, foi eleita pela Revista Você S/A uma das 45 Melhores Empresas para Iniciar Carreira no Brasil. Além disso, a mesma publicação elegeu a Termotécnica, desde 2014, como uma das 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar no Brasil.
Conquistou espaço, em 2015 e 2016, no Guia Exame de Sustentabilidade. Em 2015, o Guia elegeu a Termotécnica a empresa mais sustentável do ano no Brasil na categoria Química e destacou sua atuação na Gestão de Resíduos.
Aos 56 anos, tem sua trajetória marcada pela inovação empreendedora, desenvolvimento tecnológico e respeito ao meio ambiente. Com matriz em Joinville (SC), possui unidades produtivas e de reciclagem em Manaus (AM), Petrolina (PE), Rio Claro (SP) e São José dos Pinhais (PR).
Informações: www.termotecnica.com.br
Fonte: EDM Logos
Simpesc nas redes sociais