Iniciativa tem apoio da FIESC. Inscrições podem ser realizadas de 15 de junho a 12 de setembro.
Florianópolis, 14.06.2016 – As inscrições para a 6ª edição da Certificação de Responsabilidade Social, promovida pela Assembleia Legislativa em parceria com a FIESC e outras entidades e órgãos públicos, serão abertas na próxima semana. De 15 de junho a 12 de setembro, empresas privadas, empresas públicas, sociedades de economia mista e entidades, que tenham publicado seu balanço socioambiental de 2015, poderão se inscrever pela internet. O Edital 2016 estará disponível no site a partir de quarta-feira (15).
O Certificado de Responsabilidade Social é concedido a todas as organizações que cumpram os requisitos previstos no edital. Já o Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC premia as instituições inscritas que obtiverem os melhores desempenhos em responsabilidade social, sendo duas entidades com fins não econômicos e seis empresas (um troféu para o segmento industrial e outro para comércio/serviços/turismo, em cada faixa de porte).
O Edital 2016 vai apresentar algumas novidades. A partir da 6ª edição, as empresas que receberem o troféu por dois anos consecutivos não poderão ser premiadas no ano subsequente. A iniciativa possibilitará o reconhecimento de projetos e ações realizadas por diferentes organizações, segundo seu porte e segmento, conforme explica a presidente da Comissão Mista de Responsabilidade Social, Karla Straiotto Spessatto.
Outra novidade instituída no Edital 2016 é a Comenda de Responsabilidade Social, uma honraria a ser concedida às empresas que receberem o Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC em cinco edições. “Assim vamos valorizar as organizações que corriqueiramente têm obtido excelência na avaliação”, justifica a presidente.
Os critérios de avaliação das organizações também foram aprimorados este ano com a inclusão de indicadores de sustentabilidade, que consideram não apenas o desempenho financeiro, mas também aspectos econômicos, sociais e ambientais.
Em 2015, 239 empresas e entidades participaram do certame e 95 instituições receberam a certificação. Cinco empresas e duas entidades foram premiadas com o troféu. Conheça as empresas premiadas com o Troféu Responsabilidade Social em 2015.
Base legal
O Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina e o Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC foram instituídos com base na Lei 12.918, de 23 de janeiro de 2004, com a finalidade de reconhecer e destacar as empresas privadas, empresas públicas e sociedades de economia mista, bem como as entidades com fins não econômicos estabelecidas em território catarinense, que publicarem e apresentarem o seu balanço socioambiental.
Workshops
No período em que as inscrições permanecerão abertas, a Comissão Mista de Responsabilidade Social promoverá workshops regionais para divulgação da certificação e esclarecimento de dúvidas de organizações que tenham interesse em participar. Esses workshops (ainda sem data definida) serão realizados em conjunto com as entidades que compõem a comissão, nas mesorregiões do estado. O processo de inscrição e a certificação dos participantes ficarão a cargo da Escola do Legislativo.
Entidades e órgãos públicos que compõem a Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social:
• Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert);
• Associação de Diários do Interior (ADI);
• Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori);
• Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede);
• Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC);
• Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Fampesc);
• Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc);
• Fundação do Meio Ambiente (Fatma);
• Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio);
• Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC);
• Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom);
• Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB/SC);
• Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc);
• Observatório Social de São José (OSSJ); e
• Serviço de Apoio às Pequenas e Micro Empresas de Santa Catarina (Sebrae).
Fonte: FIESC
Simpesc nas redes sociais