Ser referência em sustentabilidade é um dos objetivos estratégicos da Termotécnica, inserido em todos os negócios e processos da empresa. Basta dizer que a Termotécnica é responsável por aproximadamente 30% de todo o EPS que é reciclado no Brasil.
Com investimentos em tecnologia e inovação, a Termotécnica desenvolve soluções que atendem as necessidades de clientes e do mercado. Nossas soluções conferem benefícios únicos aos clientes, seja nas edificações, para conservação de energia, entre outras vantagens econômicas e ambientais, ou nas embalagens que garantem a integridade dos produtos em toda a cadeia de consumo, com a vantagem adicional de que o material pode ser reciclado, possibilitando novos usos.
Estas ações envolvem todo o ciclo de vida do produto desde a produção de matéria-prima, os processos de transformação, sua disponibilização no mercado e, por meio da logística reversa e da reciclagem, retornando como novas soluções e aplicações.
Para ampliar e conscientizar a sociedade como um todo sobre a viabilidade econômica, social e ambiental da reciclagem deste material, há quase duas décadas a Termotécnica desenvolve o Programa Reciclar EPS e lidera o Desenvolvimento da Cadeia de Logística Reversa que tem, atualmente, a participação de mais de 710 agentes.
São varejistas, cooperativas, gerenciadores de resíduos, indústrias e importadores em todo o país, além de mais de 100 colaboradores da Termotécnica, envolvidos diretamente no recolhimento do EPS pós-consumo, contando ainda com aproximadamente 1200 pontos de coleta. E por meio do site www.reciclareps.com.br, qualquer pessoa em todo o Brasil, pode saber onde há um ponto de coleta ou reciclagem mais próximo.
Esta constância, consistência e relevância vêm sendo reconhecidas pelo mercado com inúmeros prêmios ao longo dos anos, culminando em 2015 com a nossa presença no Guia Exame de Sustentabilidade como a empresa mais sustentável do setor Químico do país e destaque nacional em Gestão de Resíduos.
A sustentabilidade está definitivamente incorporada às diretrizes da Termotécnica. Trabalhamos dia a pós dia em busca de novas oportunidades para fortalecer a nossa empresa, contribuindo na luta por um planeta mais sustentável.
Fonte: Revista 21 da ACIJ – artigo Albano Schmidt
Simpesc nas redes sociais