Pioneira na fabricação de torneiras em plástico ABS, empresa quer se consolidar no mercado.
A Víqua, indústria de plásticos com sede em Joinville, fabricante de produtos para banheiro, cozinha, área de serviço, jardim e irrigação, completou 20 anos de atuação no último dia 1º de fevereiro. A empresa, que é pioneira na fabricação de torneiras em plástico ABS, agora pretende se consolidar em novos mercados com a produção de uma nova linha de torneiras metálicas e três modelos de chuveiros elétricos.
A Víqua foi pioneira na produção de torneiras em plástico ABS em uma época em que os consumidores estavam habituados a restringir sua compra a torneiras metálicas.
“Tivemos que quebrar o paradigma de que o metal era melhor do que o plástico”, ressalta o diretor Daniel Cardozo Junior.
Ao longo do tempo, a indústria foi se consolidando no ramo, investindo cada vez mais na qualidade de seus produtos e, atualmente, está presente em todo o território nacional, e com forte atuação na América Latina. A empresa conta com mais 600 colaboradores, além dos 130 vendedores espalhados pelo país.
“Hoje temos o reconhecimento do mercado e nossos produtos estão se espalhando para lugares cada vez mais distantes. Completar vinte anos de empresa só nos faz querer evoluir ainda mais: sempre olhando para o futuro, buscando soluções inteligentes e sustentáveis”, reforça Daniel.
Como forma de preservar os recursos hídricos, todas as linhas de torneiras em ABS da Víqua acompanham arejadores, um acessório que permite a economia de até 50% no consumo de água.
De acordo com o diretor, as perspectivas para os mercados de materiais de construção e irrigação neste ano não são tão boas, mas isso já era esperado pela empresa, que se prepara e projeta crescimento de 15% para o período.
“Trabalhamos em um planejamento para 2015 considerando essa dificuldade, teremos uma série de ações que permitirão nossa expansão. A principal delas, além de outros importantes complementos de mix, será a consolidação, a partir de abril, da linha de chuveiros elétricos, com três itens produzidos internamente”, explica.
Os desafios deste ano, segundo o diretor, serão ampliar e reter o quadro de colaboradores para atender às demandas da empresa lançar produtos inovadores e melhorar a relevância junto aos clientes.
“É desafiador ter sucesso em um país que não lhe dá o suporte necessário, onde a infraestrutura é precária, a legislação confusa e parcial, os tributos estratosféricos e extremamente complexos”, frisa.
Balanço de 2014
André Ricardo Umlauf, gerente nacional de vendas do setor de materiais de construção (Matcon), avalia o ano que passou como de reafirmação de um novo modelo.
“Ajustamos nosso portfólio eliminando itens deficitários, reposicionamos os preços em vários produtos e renegociamos contratos com inúmeros clientes. O resultado apurado foi positivo e contribuiu para termos um crescimento mais sustentável daqui em diante”, constata.
Segundo ele, 2015 se inicia com “a casa em ordem” e com um cenário interno favorável.
“Nossa expectativa é trabalhar com mais ênfase os produtos de maior valor agregado, como a linha de torneiras metálicas e também a de chuveiros elétricos. São produtos que foram cuidadosamente desenvolvidos para oferecer mais para o consumidor com preço justo”.
De acordo com o gerente, nas novas linhas, enfrenta-se um mercado mais agressivo do que o de torneiras de plástico ABS. “Com os metais, a Víqua passa a ser a empresa que mais oferece opções em torneiras, aos diferentes perfis de clientes do mercado”, aponta.
Ricardo Heitich, gerente das unidades Casa & Decoração e Predial, concorda:
“Diferente das torneiras em plástico ABS, em que fomos pioneiros, nos mercados de chuveiros e torneiras metálicas já existem grandes players atuando. Os desafios também se tornam oportunidades devido ao tamanho desse mercado”.
Para ele, as expectativas são positivas para a empresa, apesar de um ano “particularmente desafiador” – o mercado de construção no Brasil, segundo dados da Amcham, dá sinais de um avanço tímido, em torno de 1,5%.
“Vamos trabalhar forte com nossos clientes, para que reconheçam e percebam a nossa solução completa para torneiras e que somos uma nova opção para fornecimento na linha de chuveiros elétricos”, reforça.
A história da Víqua
A antiga DAC foi fundada em 1995, pelo atual presidente do conselho Daniel Alberto Cardozo. Em 2004, foi lançada a marca Víqua, que completou dez anos de existência em 2014. Com a fabricação de produtos voltados para o segmento predial, a empresa, enquanto DAC, voltava-se não para o consumidor final, mas para os profissionais da construção civil.
“Quando lançamos torneiras de plástico ABS, mudamos bastante de perfil – a peça passou a ser exposta, então, tinha que ser bonita. Para a empresa se fortalecer no ramo, era preciso uma marca que prezasse pela beleza e design, e, consequentemente, conversasse melhor com o novo consumidor. As palavras ‘vida’ e ‘água’ sintetizavam a mensagem que queríamos passar. Assim surgiu a marca Víqua”, explica o diretor.
Fonte: Noticenter
Simpesc nas redes sociais