1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

ESPECIALISTA DEFENDE A LEITURA como aliada na formação dos jovens

01 de outubro de 2014
ESPECIALISTA DEFENDE A LEITURA como aliada na formação dos jovens

Professora da UFSC participou de evento da campanha Pais pela Educação, promovida pela FIESC por meio do Movimento A Indústria pela Educação

Florianópolis, 29.09.2014 – O desafio de ser exemplo na formação dos filhos foi tema de palestra promovida pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) para colaboradores da entidade. A iniciativa faz parte da campanha Pais pela Educação, desenvolvida pelo Movimento A Indústria pela Educação com o objetivo de estimular que os pais sejam mais presentes na vida escolar dos seus filhos.

Segundo a professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenadora do grupo de pesquisa Cultura, escrita e escolarização, Mary Elizabeth Rizzatti, uma das formas de contribuir com a educação escolar é incentivando o hábito da leitura. “Os dispositivos eletrônicos transformaram a leitura em um ato superficial e efêmero”, destacou na conversa com os colaboradores. “A leitura deve transcender essa superficialidade. Os pais precisam estimular uma leitura reflexiva, seja por meio dos contos de fadas, fábulas, lendas e poemas”, sugere Rizzatti.

Ações simples como ler para as crianças antes de dormir, criar bibliotecas em casa ou visitá-las, além de presentear com livros podem auxiliar nesse processo de formação. “Quanto mais se lê, mais refinado, crítico e exigente se torna o leitor e a família é o primeiro lugar no qual ocorre essa transformação”, afirma a professora. Para Rizzatti, o papel da escola continua sendo o de auxiliar crianças e jovens a transformar a informação em conhecimento.

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, ressaltou a importância de começar “em casa” aquilo que preconiza a campanha Pais pela Educação. “Estamos pedindo aos trabalhadores de todas as indústrias que participem mais da vida escolar dos seus filhos, visitem as escolas, falem com os professores. Meu apelo é para que façamos o mesmo, que esse comprometimento comece por nós da FIESC”, enfatizou Côrte.

Lançada em agosto, a campanha Pais pela Educação está sensibilizando mais de 200 mil trabalhadores sobre o tema. Por meio da estrutura de atendimento à indústria, a Federação promove ações que vão desde intervenções por meio da ginástica laboral e do serviço de alimentação, até eventos envolvendo pais de alunos das escolas SESI e SENAI. Confira algumas dessas ações na fanpage da campanha no Facebook.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: