Lista do Carbon Disclosure Project (CDP) é considerada o “Oscar da Sustentabilidade”.
Em recente divulgação da lista global de transparência ambiental do Carbon Disclosure Project (CDP), a empresa Termotécnica manteve seu Nível de Gestão, reafirmando seu compromisso com uma economia de baixo carbono e a eficiência no uso dos recursos hídricos. A empresa recebeu nota B (Gerenciamento em ações coordenadas) em duas categorias: Mudanças Climáticas (CDP Climate) e Segurança Hídrica (CDP Water).
Maior indústria transformadora de EPS/Isopor* da América Latina e líder no mercado brasileiro do segmento, a Termotécnica segue focada na eficiência no consumo de recursos naturais e energéticos.
“Esse resultado demonstra, mais uma vez, nosso compromisso em fazer a diferença de forma significativa e positiva para o planeta e para as gerações futuras. A lista anual do CDP é considerada pelo mercado como o ‘Oscar da Sustentabilidade’, pois adota critérios rigorosos para avaliar as companhias em relação ao nível de engajamento, qualidade e resultados de sua estratégia de sustentabilidade”, destaca Albano Schmidt, presidente da Termotécnica.
Embora a média geral alcançada tenha sido o nível B, em alguns aspectos a Termotécnica já se encontra no nível A, como em “Dependências, Impactos, Riscos e Oportunidades de Processo”; “Engajamento em políticas públicas e colaboração na indústria”; “Divulgação de oportunidades” e “Precificação de externalidades ambientais”.
Com esta performance, a Termotécnica praticamente zerou as emissões totais de Gases de Efeito Estufa (GEE) do escopo 2, referentes ao consumo de energia elétrica, além de adquirir 100% da energia de fontes renováveis.
“Nossa estratégia ESG inclui ações coordenadas que nos posicionam acima da média dos fabricantes de materiais plásticos e da média global das organizações participantes da lista. O CDP contribui para que a companhia mensure seu impacto e risco ambiental, auxiliando na gestão e na tomada de decisões para implementar ações que reduzam as emissões de carbono. Mudanças climáticas, gestão hídrica e cadeia de suprimentos são aspectos avaliados por meio dessa ferramenta”, explica Regina Zimmermann, diretora de Operações da Termotécnica.
Dentre as iniciativas estratégicas da Termotécnica para gestão de riscos relacionados às mudanças climáticas, destaca-se a decisão de substituir sua matriz térmica para biomassa, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade.
O objetivo do CDP é incentivar empresas e governos a reduzir as emissões de gases de efeito estufa, preservar recursos hídricos e proteger as florestas. A pontuação, compreendida entre as letras A e D, é baseada em uma metodologia transparente que considera a abrangência da resposta, a conscientização ambiental e o progresso em direção à ação, relativo à conscientização e gestão de riscos ambientais, além da adoção das melhores práticas associadas à liderança ambiental.
*Isopor é marca registrada de empresa terceira
Fonte: Logos Conexão e Conteúdo
Simpesc nas redes sociais