Em mais uma edição da Fruit Logistica Berlim, empresa Termotécnica vai expor linha de embalagens DaColheita que oferece proteção e conservação de produtos frescos.
Cerca de 75% das frutas exportadas pelo Brasil têm como destino os países da União Europeia, segundo o Painel de Exportação da Associação Brasileira dos Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas). Além disso, a recente abertura do mercado chinês para as uvas brasileiras trouxe uma nova perspectiva sobre o consumo no mercado asiático.
De olho nesses mercados estratégicos, a Termotécnica participará da Fruit Logistica, o principal evento mundial de produtos frescos, que acontece de 5 a 7 de fevereiro, em Berlim, Alemanha.
Líder em soluções de embalagens em EPS – mais conhecido como isopor* – na América Latina, a Termotécnica apresentará sua linha DaColheita (marca FarmFresh para o mercado internacional), desenvolvida para otimizar o armazenamento e transporte de frutas para grandes distâncias.
“Ao ampliar o shelf-life, manter a temperatura constante e serem muito leves, nossas embalagens também contribuem para aspectos de sustentabilidade como a diminuição de perdas e desperdícios na cadeia de distribuição e a redução das emissões de CO2 na atmosfera, além de serem 100% recicláveis”, afirma o diretor superintendente da Termotécnica, Nivaldo Fernandes de Oliveira.
Além de representar a Termotécnica na Abrafrutas, o executivo é membro do Conselho da IFPA Brasil (International Fresh Produce Association), entidade que integra a cadeia de produtores e distribuidores de flores e produtos frescos em diversos países.
Durante os três dias de evento, no Pavilhão Brasil organizado pela Abrafrutas, os visitantes poderão conhecer as inovadoras conservadoras da empresa. Essas embalagens ajudam a reduzir a perda de vitaminas e umidade dos produtos frescos, prolongando sua vida útil. Frutas e legumes, armazenados nessas soluções, perdem menos água, atingem a temperatura ideal mais rapidamente e mantêm o frescor por mais tempo.
Além disso, a estrutura das conservadoras diminui o risco de danos durante o transporte, absorvendo impactos e reduzindo perdas na carga. Além disso, o EPS é mais leve que o papel cartão, o que possibilita reduções significativas no custo de frete.
Segundo a gerente de Agronegócio da Termotécnica, Mirella Oliveira, o evento é uma oportunidade valiosa para estreitar o relacionamento com clientes atuais e atrair novos parceiros. “Vamos apresentar os benefícios das nossas soluções de conservação pós-colheita, que mantêm o frescor e a qualidade dos produtos perecíveis ao longo de toda a cadeia de distribuição, do campo até a mesa do consumidor”, ressalta.
Na Fruit Logistica, a Termotécnica destacará os diferenciais das conservadoras DaColheita/FarmFresh, que agregam valor em todas as etapas da cadeia do agronegócio. Desde o embalamento de produtos frescos até o armazenamento, transporte e exposição no varejo, as soluções se destacam pela eficiência, custo-benefício e sustentabilidade.
Desde 2007 a Termotécnica vem sendo reconhecida no Brasil e no mundo pela contribuição para dar nova vida às embalagens pós-consumo de EPS.
Neste período, a empresa coletou e reciclou aproximadamente 48 milhões de quilos de EPS de embalagens pós-consumo – o que equivale a uma área de mais de 10 Maracanãs. Desde que iniciou o trabalho junto aos exportadores de frutas, a Termotécnica faz parte da Global Packaging Alliance, uma parceria global para a reciclagem de embalagens.
A Fruit Logistica reunirá 3.300 expositores e mais de 72 mil visitantes, sendo o palco das principais tendências e inovações para a comercialização de frutas e legumes. Para os exportadores brasileiros, é uma oportunidade de diversificar ofertas e conquistar novos nichos de mercado.
Vale lembrar que a União Europeia (composta por 27 países) é o maior importador global de frutas, com um investimento de 20,6 bilhões de euros em importações de países fora do bloco somente em 2022, conforme dados do EUROSTAT.
Com perspectivas promissoras para os próximos anos, o setor deve ser impulsionado por iniciativas de promoção, ampliação da cultura exportadora nas empresas e melhorias logísticas no Brasil, incluindo novas opções de frete e maior eficiência no transporte.
*Isopor é uma marca registrada por terceiros.
Fonte: Logos Conexão & Conteúdo
Simpesc nas redes sociais