Projeto inédito no Estado deverá ser referencia na formação de trabalhadores para as indústrias.
A maior e mais importante ação e obra da história do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Plástico de Joinville e região foi inaugurada nesta sexta-feira, 15 de março em Joinville, com a presença de diversas lideranças sindicais, representantes das empresas do Plástico, e do Ministério do Trabalho e Emprego do Governo Federal.
O Centro de Treinamento do Trabalhador do Sindicato dos Plásticos deverá formar novos alunos em cursos de qualificação e treinamento em processos plásticos. O curso já formou mais de 200 alunos em 15 turmas, nos últimos três anos.
O presidente da entidade, Carlos Henrique Radun, destacou o imenso orgulho em inaugurar o Centro de Treinamento do Trabalhador – CTT. “Nossa Joinville é a sede de gigantes do Setor do Plástico do Brasil. E uma escola como a nossa fortalecerá toda a indústria da nossa região. Lançamos as primeiras turmas em 2021. Aos primeiros sinais da aprovação do trabalhador, já iniciamos o projeto da construção que hoje inauguramos.”, disse.
Radun destacou que um dos pilares mais importantes para a realização deste sonho dos trabalhadores foi a parceria e o apoio do SIMPESC e das diversas empresas filiadas ao Sindicato Patronal. “Não a toa somos referência e entregamos hoje esse projeto pioneiro em Santa Catarina. Os trabalhadores qualificados são reconhecidos pelas empresas, conquistando postos mais importantes e principalmente um salário maior no final do mês”, enalteceu Radun.
O evento contou com a presença do Presidente da UGT Nacional, Ricardo Patah, do presidente Estadual da UGT-SC, Mazinho, representantes de diversos sindicatos e da FETIESC – Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina e também da CNTQ. Além dos representantes dos trabalhadores, o Sindicato Patronal das Indústrias esteve representado pelo executivo Vernon Luiz Campos. O SENAI esteve representado por Roberto Bonissoni, Fernando Karsten e Daniel de Aviz.
O presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores – UGT, Ricardo Patah, veio de São Paulo prestigiar o ato de inauguração do CCT dos Plásticos. “O presidente Carlão é um visionário, que coloca aqui em Joinville um instrumento a favor da sociedade.
As parcerias são importantes, temos aqui o representante das empresas, outro do Sistema S, nós precisamos buscar essas alternativas. Os sindicatos não podem ficar perdidos no tempo e no espaço”, avaliou o Patah.
O representante do Sindicato Patronal, Vernon Luiz Campos, enalteceu a união das entidades e empresas para a concretização. “Este projeto é o esforço conjunto do Sindicato dos Trabalhadores, dos Trabalhadores e das empresas associadas do SIMPESC que disponibilizaram máquinas e equipamentos para este treinamento prático”, disse Vernon.
O Superintendente Regional do Trabalho, Paulo Eccel, enviou uma representante em nome do Ministério do Trabalho e Emprego, do Governo Federal. “Gostaria de parabenizar o Sindicato pela inauguração desta escola e colocamos a disposição o Ministério do Trabalho. Este é o nosso papel ajudar as empresas e os sindicatos fazer qualquer coisa que possa melhorar a vida do trabalhador”, disse Maysa Cristina Lopes dos Santos, Gerente Regional do Ministério do Trabalho.
Daniel de Aviz falou em nome do SESI/SENAI destacou a parceria do Sindicato com SENAI. “A educação transforma a vida das pessoas e a gente acredita muito nisso. Queremos cada vez mais formar mais mão de obra qualificada na região de Joinville, que tanto precisa dos trabalhadores capacitados”, finalizou Daniel.
Fonte: SINDPLAS
Simpesc nas redes sociais