Como parte de suas ações em apoio à cultura, a Krona patrocinou a exposição “Encantos do Cotidiano”, do artista plástico joinvilense Ademar Cesar.
Nesta 2ª edição, realizada na Casa do Capitão, o pintor trabalhou em conjunto com o poeta Abrantes Viana, para construir uma harmonia entre suas obras e poemas que refletem as belezas e cotidianos de Joinville. Dois dos trabalhos foram adquiridos para o acervo da Krona.
O artista plástico joinvilense Ademar Cesar, ao criar essas pinturas, nutriu o desejo de chamar a atenção do observador para o belo. Não perceber a beleza do cotidiano é algo imanente do ser humano, uma vez que o cotidiano está intimamente ligado à rotina e a monotonia.
Não sendo a existência da beleza do cotidiano uma questão somente de ver, pois também é preciso perceber, Ademar se atreveu a pintar obras aleatórias, aparentemente sem comunicação uma com a outra.
A sagacidade de um gato do mato, uma estrada do antigo império alagada, um trem cortando a serra, uma casinha no campo ou até mesmo uma varanda florida podem parecer eventos corriqueiros, mas quando retratadas numa tela, com todas as observâncias dos quesitos, cores, luz e sombra e profundidade, desperta uma sensação de magia. Afinal a beleza das coisas está nos olhos de quem a vê.
Os poemas de Abrantes Viana contribuem para o afloramento das percepções, traduzindo as imagens em palavras que têm o poder de exteriorizar os sentimentos mais profundos que se pode guardar no íntimo.
Esta coleção de obras, lançada também como livro com poesias “Encantos do Cotidiano” terá a função de ser trabalhada em escolas, associações e comunidades focando na importância da arte na vida do ser humano.
(Com informações da assessoria de imprensa da Casa do Capitão)
Fonte: Grupo Krona
Simpesc nas redes sociais