Conservadoras em EPS/Isopor* oferecem atributos de sustentabilidade, preservação e otimização logística em toda a cadeia de produção e consumo.
A Termotécnica, fabricante de soluções em embalagens em EPS (mais conhecido como isopor*), estará expondo as linhas DaColheita (frutas, legumes e verduras), IceBox (pescados) e a novíssima GoPack (embalagem modular e universal para bebidas) na APAS SHOW 2023.
Na maior feira de alimentos e bebidas das Américas e maior evento supermercadista do mundo, no Expocenter Norte, em São Paulo (SP), de 15 a 18 de maio, a Termotécnica estará apresentando suas soluções no espaço da Abrafrutas, parceria que acontece há anos em feiras internacionais.
Na última semana, a Termotécnica marcou presença também em outros dois eventos do agronegócio e varejo de alimentos em São Paulo. No 1° Encontro Nacional IBRAHORT – Instituto Brasileiro de Horticultura –, em Holambra (SP), com o tema “Hortaliças: um campo de possibilidades”, o diretor superintendente da Termotécnica, Nivaldo Fernandes de Oliveira, participou do debate com temática sobre tecnologia e funcionalidades de embalagens.
O executivo chamou a atenção para aspectos importantes para a avaliação das embalagens como a redução da pegada de carbono, a circularidade e a redução das perdas dos alimentos proporcionadas pelas soluções de acondicionamento em toda a cadeia, do campo à mesa dos consumidores. No evento a fabricante de soluções de embalagens estreitou relacionamento com a ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados.
As embalagens DaColheita também estiveram presentes na 53° Festa da Uva e 9ª Expo Caqui, em Louveira – SP, uma das maiores produtoras de uva de mesa do estado de São Paulo e do Brasil. As conservadoras em EPS foram utilizadas para acondicionar e expor as frutas premiadas no evento promovido pelo Governo Municipal na última semana para valorizar o trabalho desses agricultores junto aos visitantes.
Com soluções em embalagem para mais de 50 tipos de frutas, legumes e verduras (FLVs), as conservadoras DaColheita são utilizadas com sucesso no Vale do São Francisco – entre Bahia e Pernambuco – desde 2010, contando com a preferência de mais de 2/3 dos produtores de uvas. Em São Paulo, os agricultores também identificaram os benefícios da embalagem em EPS e vêm aderindo a esta nova solução.
De acordo com Nivaldo Oliveira, superintendente da Termotécnica, as soluções DaColheita protegem e proporcionam o aumento do shelf-life das frutas em até 45 dias na cadeia do frio. “No caso da uva, a embalagem proporciona até 50% mais tempo de exposição nas gôndolas dos estabelecimentos comerciais em comparação às confeccionadas com outros materiais”, destaca Nivaldo.
Segundo o diretor, “o best-seller ainda tem sido a uva, mas temos avançado nas aplicações para diversas frutas, aumentando também o fornecimento para produtores de limão, manga, pitaya e, mais recentemente, de figo. No entanto, nossa linha de caixas conservadoras pode atender todo o mercado de produtos frescos, incluindo hortaliças e também flores”.
Soluções de conservadoras em EPS para hortaliças
Ampliando constantemente sua atuação no agronegócio e diversificando o portfólio, a Termotécnica está apta a atender novas culturas, como o mercado de hortaliças e flores.
“Já temos muitos cases de sucesso da marca DaColheita para soluções para frutas junto a toda a cadeia, desde os fruticultores no campo, o canal de distribuição e o varejo de hortifrútis especializado, inclusive na exportação de frutas premium. Isso nos dá muito potencial para diversificar o atendimento para a horticultura e estamos abertos para atender esse mercado”, afirma o diretor superintendente da Termotécnica, Nivaldo Fernandes de Oliveira.
“Em mercados internacionais, as embalagens em EPS já são um grande aliado para o transporte e conservação de vegetais frescos e podemos agregar os mesmos diferenciais para esse mercado aqui no Brasil.
Já estamos trabalhando no desenvolvimento de aplicações que atendam os horticultores e floricultores. Inclusive, por suas características de estanqueidade e de manutenção da temperatura, nossas soluções de conservadoras DaColheita – que para o mercado externo leva a marca FarmFresh – podem combinar um elemento de hidratação para manter o frescor e a vivacidade destes produtos”, diz Nivaldo Oliveira.
Tudo isso representa também dias a mais com os alimentos saudáveis e frescos nas gôndolas com muitas vantagens para o varejista. As conservadoras DaColheita têm um peso 60% menor do que as caixas de papelão, o que pode reduzir em até 6% o custo do frete aéreo, gerando economia significativa em toda a cadeia.
Como consequência, essas características aumentam o valor agregado com a percepção de fruta de qualidade superior. Promovem aumento do giro das mercadorias, o fortalecimento da marca do produtor com identidade visual e associação à qualidade. As soluções DaColheita também abrem um leque de oportunidades para ofertar o produto em outros períodos além da safra.
*Isopor é uma marca registrada por terceiros.
Fonte: Logos Conexão e Conteúdo
Simpesc nas redes sociais