Para esclarecer, orientar e potencializar a reciclagem do EPS das embalagens pós-consumo, a Termotécnica, de Joinville, está lançando o portal Sou Reciclável.
Quem acessar o portal terá informações de porquê reciclar esse material, como reciclar e onde encontrar os pontos de descarte mais próximos em todo o país.
Para ampliar essa rede de parceiros, empresas e entidades que quiserem se juntar ao Programa Reciclar EPS podem fazer o cadastramento diretamente no site.
No portal também são apresentados mitos e fatos sobre a reciclagem do EPS e os números do programa.
Desde 2007, quando foi lançado pela Termotécnica, o Programa Reciclar EPS já recuperou e reciclou mais de 44 mil toneladas de EPS pós-consumo, o que representa cerca de 1/3 de todo material reciclado no mercado.
Gera cerca de 100 empregos diretos nas unidades da Termotécnica em 5 estados.
Conta com mais de 1,2 mil Pontos de Coleta e 300 cooperativas de reciclagem parceiras no país.
O que impacta diretamente na inclusão sócio-produtiva de mais de cinco mil famílias e contribui para a valorização dos trabalhadores da cadeia de reciclagem.
Mas há muito potencial para ampliar ainda mais esses resultados.
Por isso, a Termotécnica lançou o selo Sou Reciclável que está sendo incluído em suas embalagens com o QR Code “Acesse e Recicle”.
Dessa forma as pessoas já têm facilmente em mãos todas as informações para destinação correta das embalagens.
A Termotécnica iniciou a aplicação do selo com o QR Code nos rótulos das conservadoras DaColheita, direcionadas à cadeia do agronegócio, e irá expandir também para as embalagens de outros segmentos atendidos pela companhia como de eletrodomésticos e eletroeletrônicos.
Ainda para ampliar as estratégias de comunicação para a reciclagem do EPS, a Termotécnica vem utilizando as redes sociais.
No Instagram da companhia, por exemplo, semanalmente são postados vídeos que passam essa mensagem adiante, sempre de uma maneira leve e descontraída.
Albano Schmidt, presidente da Termotécnica, afirma:
“Nossa abordagem ambiental traz a economia circular na prática. Inclui uma visão integrada desde a concepção de produtos, eficiência operacional, passando por logística reversa, reciclagem e indo até novas cadeias produtivas, fechando o ciclo da economia circular”.
“Pensando na cadeia logística como um todo, o Programa Reciclar EPS atende às exigências por uma atuação responsável das empresas em termos de sustentabilidade”.
“Acreditamos que a embalagem é um excelente veículo para levar essa informação até o consumidor final e incentivar a reciclagem. Contamos com o apoio dos clientes para que a mensagem possa ser disseminada para o maior número de pessoas”.
Fonte: Noticenter
Simpesc nas redes sociais