1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

TERMOTÉCNICA – Covid-19: Embalagens em EPS aumentam segurança alimentar de produtos frescos

27 de maio de 2020
TERMOTÉCNICA – Covid-19: Embalagens em EPS aumentam segurança alimentar de produtos frescos

Conservadoras DaColheita atendem a mudanças de comportamento dos consumidores diante da pandemia.

Com a pandemia de Covid-19, cerca de 81% dos consumidores brasileiros demonstraram preocupação com a higiene e segurança dos alimentos de acordo com pesquisa realizada em março pela PMA – Produce Marketing Association (pma.agr.br), associação que reúne produtores de FLVs (frutas, legumes e verduras) no Brasil. Por outro lado, o consumo de produtos frescos de qualidade é fundamental para manter a saúde e os níveis de imunidade altos. Os supermercadistas, inclusive, já relatam aumento significativo de 40% na procura por estes alimentos.

Essa nova realidade vem alterando o comportamento do consumidor. Conforme a mesma pesquisa da PMA, 59% dos consumidores informam que têm procurado mais produtos frescos embalados por motivos de segurança alimentar. O que era à granel agora vem sendo embalado, isso porque as embalagens proporcionam menos interação humana em todo o processo de produção, movimentação, exposição no ponto de venda, até a mesa dos consumidores.

O assunto ganhou tanta força que na Europa a Organização de Embalagem e Meio Ambiente solicitou à Comissão Europeia, em março, que reconhecesse a embalagem como um componente essencial para manter o fluxo ininterrupto de grupos de produtos identificados como críticos, como “bens relacionados à saúde e perecíveis, principalmente alimentos”.

Confira a seguir porque as conservadoras em EPS DaColheita fabricadas pela Termotécnica (termotecnica.ind.br) garantem mais segurança para proteger, armazenar e transportar os FLVs:

Facilidade na logística de e-commerce e delivery

À medida que os consumidores mudam seus hábitos alimentares e de compra, supermercados e toda a cadeia de fornecimento, por sua vez, estão sofrendo grandes alterações nos negócios. Com a redução da frequência dos consumidores nas lojas físicas, o mercado de FLV vem crescendo sua representatividade no e-commerce. E os aplicativos de entrega de comida, como o Ifood, antes dedicados aos estabelecimentos de gastronomia, já estão realizando as entregas para os supermercados.

Adquiridos via e-commerce e entregues por delivery, os produtos frescos embalados ganham ainda mais força, para garantir que cheguem até a casa do cliente mantendo sua qualidade e segurança. E mesmo nas compras feitas pelo computador mas retirados em um ponto de venda, é preciso que já estejam embalados e prontos para serem levados pelos clientes.

Ainda quanto as questões logísticas, as conservadoras DaColheita eliminam despesas também com fretes de retorno, já que o EPS é one-way e pode ser 100% reciclado no local de destino. Isso torna as soluções DaColheita sustentáveis e adequadas para acondicionar as FLVs do campo à mesa. Além de reduzir a absorção de impactos no transporte, manter e melhorar a exposição no varejo reduzindo o contato humano com os produtos em toda a cadeia.

Com tecnologia e designs patenteados, as conservadoras em EPS DaColheita permitem alto isolamento térmico, absorção de impactos, facilidade no empilhamento, transporte e exposição dos produtos. Isso representa também dias a mais com FLVs saudáveis e fresquinhos nas gôndolas com muitas vantagens para o varejista.

Os produtos embalados também ganham importância uma vez que a rastreabilidade dos produtos é fundamental tanto para garantir a sua procedência e qualidade quanto no processo de entrega.

Redução do contato humano no manuseio de alimentos evitando riscos de contaminação

No artigo “Coronavírus: cuidados na produção, no processamento e no consumo de hortaliças” publicado em seu portal, a Embrapa salienta que “até o momento, não há relatos de que alimentos, incluindo produtos frescos, estejam associados à transmissão do SARS-CoV-2”.  No entanto, alerta que as etapas a serem seguidas devem ser realizadas com rigor e responsabilidade, desde o recebimento e a seleção das hortaliças na agroindústria; no processamento, durante o embalamento de FLVs processados; até o transporte refrigerado do produto para os pontos de comercialização.

As embalagens em EPS da Termotécnica não apenas preservam a qualidade dos FLVs e prolongam sua vida útil, mas também atuam como uma barreira física que impede o contato dos produtos com as mãos. Mantendo-os protegidos durante todo o processo, evitam o contato humano diretamente sobre os produtos frescos até serem adquiridos pelo consumidor. Com isso, consequentemente, o risco de contaminação de frutas, verduras e legumes durante a cadeia de suprimentos é efetivamente eliminado.

Ampliação do shelf-life dos produtos frescos

Outra mudança no comportamento do consumidor em tempos de isolamento social é a redução da frequência de idas aos supermercados e a presença de um maior volume de compra de uma só vez.

As embalagens em EPS atrasam efetivamente os processos de amadurecimento e envelhecimento, inibem a decomposição microbiana e preservam a qualidade e o valor nutricional das frutas e legumes embalados prolongando o tempo em que podem ser consumidos. São amplamente utilizadas também para armazenamento prolongado e remessas de longa distância de produtos frescos.

Isso é fundamental em um momento em que as cargas de exportação de FLVs, por exemplo, não estão sendo descarregadas no prazo e deixados parados em armazéns por longos períodos. Os exportadores e importadores de produtos frescos preocupam-se com o fato de que quando a produção chegar ao cliente, a qualidade se deteriorará consideravelmente, impactando seu valor e aumentando o desperdício.

A formulação exclusiva das conservadoras em EPS DaColheita também demonstrou recursos para preservar o valor nutricional de produtos frescos após armazenamento prolongado mantendo sua qualidade por mais tempo e evitando, ainda, o desperdício de alimentos. Certificados por testes em laboratórios europeus (AgroTropical e HDG), as embalagens em EPS DaColheita podem estender o shelf-life de produtos frescos em 30%, oferecendo vantagens para todas as partes interessadas na cadeia de suprimentos de FLVs e ajudando a enfrentar estas questões logísticas.

Mais higiene em toda a cadeia

As soluções de embalagens em EPS DaColheita mantêm a atmosfera ideal para prolongar a vida útil das FLVs e podem ajudar a aliviar muitas das preocupações dos consumidores na hora de comprar produtos frescos.

O EPS é um material totalmente inerte, higroscópico (repele a umidade) e pode ser lavado, proporcionando o nível máximo de higiene. As conservadoras DaColheita também podem ser produzidas com o Safe Pack, matéria-prima antimicrobiana que reduz em até 99,9% a ação e presença de microrganismos, uma proteção à mais que torna as superfícies de contato e produtos livres das ameaças invisíveis do cotidiano.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Termotécnica

 

 
 


somos afiliados: