FIESC e Secretaria de Educação assinam termo de cooperação nesta sexta-feira (28) para oferta de formações a alunos do ensino médio da rede pública estadual; parceria inclui oficinas de educação maker.
Confira a cobertura fotográfica completa no Flickr da FIESC.
Florianópolis, 01º.7.2018 – Alunos do ensino médio da rede pública de estadual de Santa Catarina terão acesso gratuito a cursos de iniciação profissional a partir de agosto. Uma parceria da FIESC, por meio do SESI e do SENAI, com a Secretaria Estadual de Educação vai oferecer 3.790 vagas em formações como jogos digitais, energias renováveis, desenho 3D, moda, animação digital, informática, entre outros, e em educação maker. O convênio será assinado na sexta-feira (28) na reunião de diretoria da FIESC.
As aulas serão oferecidas em 40 municípios de todas as regiões do estado. Nas formações profissionais, os estudantes contarão com recursos como o kit educacional Bionics4Education, um sistema modular que auxilia os jovens a pensar na resolução de problemas e a trabalhar juntos como um time. As estratégicas didáticas do kit são baseadas em práticas de aprendizagem multidisciplinar.
“Este convênio vem complementar a oferta de ensino aqui em Santa Catarina e gerará bons frutos. Vamos construir uma educação bem melhor para SC”, comentou o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.
A parceria prevê ainda a oferta de oficinas de educação maker para desenvolver competências exigidas pelo mercado de trabalho, seguindo a abordagem STEAM, da sigla em inglês Science, Technology, Engineering Art-Design e Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), que é trabalhada nas escolas do SESI e SENAI. Ao todo, são 13 espaços de Educação Maker e uma rede de 11 laboratórios de robótica que atende em torno de 3,5 mil crianças e jovens – de 7 a 17 anos – no contraturno escolar.
Em São Joaquim, uma parceria com a prefeitura do município, a Secretaria Estadual de Educação e o SENAI vai oferecer formação profissional para jovens da região (Bom Jardim da Serra, Urupema, Urubici) na Escola de Educação Básica São José, que cederá espaço para a realização das aulas.
“Em Santa Catarina, são 200 mil jovens no ensino médio e muitos deles vão para a indústria, por isso é importante que eles estejam bem preparados. Todos temos que trabalhar pela educação”, afirmou o secretário de educação do estado, Natalino Uggioni. Ele falou ainda sobre um sistema de inteligência de dados lançado nesta sexta-feira (28), que disponibiliza dados da rede estadual de ensino em tempo real. Com a tecnologia, números de escolas, matrículas e dados sobre distorção idade-série são apresentados, com opções de filtro, como ano e modalidade de ensino, turno, região, entre outros, com a visualização de taxas e proporções em gráficos.
Fonte: FIESC
Simpesc nas redes sociais