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Compromisso com a educação

06 de abril de 2018
Compromisso com a educação

No segundo semestre de 2017, foi inaugurado o Espaço Sesi de Educação Maker, em Joinville, iniciativa também disseminada em outras regiões do Estado. A Educação Maker pode ser considerada a evolução do Curso de Robótica, lançado em 2002. O princípio do construcionismo, que vê o aluno como construtor de seu conhecimento a partir de descobertas, e cujo processo de aprendizagem se dá com a realização de ações concretas, que resultem em produtos palpáveis, é também a proposta dos quatro cursos da Educação Maker: Comunicação & Mídias, Tecnologia & Robótica, Matemática e Ciências.

Este espaço oferece aos estudantes a última geração de ferramentas tecnológicas e não tecnológicas que fazem parte de um aparato pedagógico. É com o uso dessas ferramentas, e a consequente criação delas, que os makers aprendem a organizar o raciocínio lógico, organizar-se em equipes, sempre voltados à resolução de problemas atuais, tornando-se, assim, pequenos inventores. É observando e com questionamentos sobre como as tecnologias funcionam que eles se interessam e passam de consumidores a produtores.

O atual mercado de trabalho indica a necessidade de que a nova geração se prepare para novos desafios profissionais. Estimativas do Fórum Econômico Mundial de 2016 indicam que 65% das crianças que estão em idade escolar iniciarão sua vida profissional em cargos e funções de trabalho que ainda não existem. Por isso, a importância de os estudantes desenvolverem novas competências e aprender a fazer; adquirir habilidades que lhes possibilitem trabalhar em equipe, planejar e executar projetos de trabalho, além de saber utilizar tecnologias de informação para realizar registros e interpretar dados.

A proposta da Educação Maker é qualificar crianças e jovens de sete a 18 anos, contribuindo com a sociedade em geral ao preparar os futuros profissionais. As competências do século 21, que abrangem as cognitivas e as socioemocionais, serão desenvolvidas à medida que os estudantes sejam desafiados com atividades programadas e atividades deles emergentes, exercitando o trabalho colaborativo.

Evair Oenning
Vice-presidente da Fiesc Região Norte Nordeste

Fonte: A Notícia – 06.04.2018

 

 
 


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