Estudantes são de Blumenau, Joinville, Jaraguá do Sul, Tubarão e Palhoça; eles serão participam de atividade preparatória na FIESC, nesta quinta (5), onde, às 14 horas, serão recebidos pelo presidente da entidade.
Florianópolis, 04.10.2017 – Estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em Blumenau, Joinville, Jaraguá do Sul, Tubarão e Palhoça integram a delegação brasileira que na semana que vem começa a maior disputa mundial de ensino técnico, a WorldSkills Competition. No torneio, que será realizado de 15 e 18 de outubro, em Abu Dhabi, os competidores realizarão tarefas típicas de cada profissão e serão avaliados pelos conhecimentos, habilidades e atitudes que demonstram.
Nesta edição, a WorldSkills reunirá mais de 1,2 mil alunos de educação profissional de 68 países em 52 ocupações técnicas. Nesta quinta-feira (5), os catarinenses participam de atividades na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), onde, às 14 horas, serão recebidos pelo presidente da entidade Glauco José Côrte.
Os estudantes de Santa Catarina que disputarão o torneio mundial são Bruno Davila Gruner (de Jaraguá do Sul, em Polimecânica), Rodrigo Keller (Joinville, em Fresagem CNC), Rafael de Borba (Palhoça, em Manutenção de Aeronaves), Eric Cristhiano Marcelino da Silva (Tubarão, em Web Design) e Ana Carolina Gomes Jacinto (Blumenau, em Vitrinismo). O bom desempenho individual auxiliará o Brasil, atual campeão do mundo, após a vitória em 2015, em São Paulo, a buscar o bicampeonato. A delegação brasileira é composta por 56 competidores, sendo 50 do SENAI e seis do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
O SENAI é a entidade brasileira associada à WorldSkills International, responsável por garantir que o processo seletivo no País siga as regras mundiais. É a instituição que treina, também, a maior parte da delegação brasileira que irá a Abu Dhabi.
As provas são realizadas durante quatro dias. Os participantes devem completar os desafios propostos dentro de padrões internacionais de qualidade, demonstrando habilidades técnicas individuais e coletivas em profissões da indústria e do setor de serviços, como automação industrial, eletrônica, eletricidade, cozinha e confeitaria. Cada uma das modalidades tem a participação de apenas um representante de cada País, seja uma pessoa ou uma equipe.
Brasil na Worldskills
A cada edição, o Brasil vem ganhando destaque na WorldSkills. Desde 1983, o SENAI representa o país no evento. Naquele ano, dois alunos da instituição competiram com jovens de 18 países. A primeira medalha brasileira, uma prata na ocupação de Tornearia, foi conquistada em 1989, quando a competição reuniu jovens profissionais de 21 países em Birmingham, na Inglaterra. Desde então, em 17 participações, os brasileiros já acumularam 121 medalhas. Na última edição, em 2015, em São Paulo (SP), a delegação brasileira conquistou 27 medalhas, consagrando o Brasil como o campeão do mundo.
Fonte: FIESC/CNI
Simpesc nas redes sociais