É motivo de muita honra comemorar os 56 anos da empresa em que trabalho e que faz parte da minha vida. Atuei em praticamente todas as áreas da Termotécnica e conheço de perto a realidade de cada setor. Estou certo de que essa rotina de aprendizado contribuiu para minha formação como gestor e me capacitou para que eu ocupasse o cargo que exerço hoje.
A Termotécnica nasceu em agosto de 1961, período áureo do desenvolvimento de Joinville. Foi a época do boom da industrialização e de um crescimento expressivo da cidade, quando conquistamos o título de Manchester Catarinense.
Grande parte da força industrial que se estabeleceu naquela época foi resultado de muito trabalho, coragem e empreendedorismo de nossos antepassados. Eles passaram por uma série de dificuldades e incertezas, mas, desbravadores, deixaram seu legado e ensinamentos para as gerações futuras.
Inovação e empreendedorismo são marcas registradas de Joinville. Nas décadas de 1950, 1960 e 1970, nossas instituições de ensino se consagraram por formar mão de obra de ponta, atividade que era complementada dentro das empresas. Nossos profissionais eram – e continuam sendo – cobiçados por empresas em todo o país. A necessidade de mão de obra para atender à crescente industrialização daqueles tempos também fez com que a cidade recebesse a influência de diversas regiões brasileiras. Profissionais de outros Estados vinham em busca de oportunidades e se estabeleciam como migrantes, junto de suas famílias.
Hoje, a cidade continua tendo uma indústria forte, mas também desponta como um polo nas áreas de tecnologia e serviços. A Termotécnica, por meio de sua equipe de colaboradores, desenvolve e realiza projetos importantes, fortalecendo também como seus princípios a inovação, o empreendedorismo e a sustentabilidade.
A empresa apresenta de forma transparente, desde 2012, em seu Relatório de Sustentabilidade, sua estratégia sustentável. Dividida em três pilares: Perenidade dos Negócios, Valorização de Pessoas e Economia Circular, esse último com destaque para o Programa Reciclar EPS, que, em 10 anos, com o apoio de 391 cooperativas e mais de 5 mil famílias envolvidas, deu um novo destino a mais de 35 mil toneladas de EPS (isopor®).
Hoje é dia de comemorar os 56 anos da Termotécnica junto de toda a equipe que faz isso acontecer. #orgulhodepertencer
*ALBANO SCHMIDT – *Presidente da Termotécnica
Fonte: A Notícia – Opinião – 29.08.2017
Simpesc nas redes sociais