Primeiro encontro ocorre em Chapecó. Iniciativa, promovida pela Aliança Saúde Competitividade, realizará dezesseis workshops regionais que objetivam consolidar e priorizar as necessidades das indústrias relacionadas à saúde e segurança no trabalho.
Florianópolis, 03.10.2016 – A FIESC, por meio do SESI e com o apoio do IEL, inicia neste mês uma série de workshops pelo Estado para discutir saúde e segurança do trabalhador. Serão feitos dezesseis encontros regionais que objetivam consolidar e priorizar as necessidades das indústrias relacionadas ao tema. O primeiro encontro será realizado em Chapecó, no dia 5 de outubro. A ação é promovida por meio da Aliança Saúde Competitividade.
Os workshops visam a estimular a atuação de lideranças locais como agentes promotores de ambientes de trabalho seguros e saudáveis. Após a identificação dos desafios na área, será elaborado um plano de ação para a mobilização da região a favor da causa. Confira a programação completa dos eventos em www.aliancasc.org.br
No Brasil, os custos com planos de saúde correspondem a 11% das folhas de pagamentos, sendo o segundo maior custo da área social das empresas, de acordo com o SESI Nacional. O País tem um fluxo crescente de afastamentos e estima-se um gasto de 10% de seu PIB com saúde.
Aliança Saúde Competitividade
A Aliança Saúde Competitividade, iniciativa da FIESC, visa ao engajamento e a participação de lideranças empresariais, acadêmicas, políticas e da sociedade na promoção da saúde e ambientes seguros para o trabalho, com ações de sensibilização e mobilização, além de reposicionar o tema como um dos fatores estratégicos para a competitividade da indústria.
Instituições públicas como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Ministério Público do Trabalho em SC, Superintendência do Trabalho e Emprego em SC e Tribunal Regional do Trabalho, e federações de trabalhadores (FETIAESC, FETICOM, FETIMMMESC, FITIEC e FETIGESC) apoiam a realização de ações a serem realizadas pela Aliança.
A iniciativa disponibiliza conhecimento sobre cenários e tendências de saúde e segurança, e seus impactos para a competitividade das organizações. A Aliança Saúde Competitividade oferece ainda, por meio dos serviços da entidade da FIESC, o desenvolvimento e gestão de ambientes e comportamentos seguros e saudáveis na promoção da saúde integral.
Fonte: FIESC
Simpesc nas redes sociais