Pollux, Embraco e Ciesc/Fiesc lançam amanhã, em Joinville, a Associação Brasileira de Internet Industrial (Abii). A nova entidade vai reunir empresas de TI, indústrias e instituições de ensino para encontrar soluções tecnológicas integradas e inovadoras para as demandas da sociedade nas áreas de manufatura, transporte, energia e segmento hospitalar.
O potencial de negócios estimado é de até US$ 15 trilhões nos próximos 15 anos. As três dimensões da internet industrial são máquinas inteligentes; análises avançadas – utilizando algoritmos de predição, por exemplo; e pessoas no trabalho, conectando-as a qualquer lugar e em qualquer momento.
Neste primeiro momento, a sede da associação será na Softville. Mais adiante, passará para o Senai. A entidade reunirá empresas de Joinville, Blumenau, Florianópolis e Jaraguá do Sul. O objetivo é chegar a 50 associados até o fim do ano.
A Abii quer ser fórum para intercâmbio tecnológico e de negócios com parceiros nacionais e internacionais. José Rizzo Hahn Filho (da Pollux) será eleito o primeiro presidente, com André Marcon Zannata (Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Manufatura) de vice (na foto, à esquerda).
A criação da associação é inspirada no Consórcio de Internet Industrial (IIC, na sigla em inglês), criado em 2014, nos Estados Unidos, pela AT&T, IBM, GE e Intel.
Fonte: A Notícia – Livre Mercado – Claudio Loetz
Simpesc nas redes sociais