Delegação catarinense irá apresentar Aliança Saúde e Competitividade, iniciativa que visa a engajar lideranças na promoção da segurança e saúde dos trabalhadores, além de reposicionar o tema como fator estratégico para as indústrias.
Florianópolis, 03.06.2016 – O SESI/SC, entidade da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), inicia no próximo final de semana missão a Washington, nos Estados Unidos, para apresentar a Aliança Saúde e Competitividade no congresso mundial Global Healthy Workplace Awards and Summit. O objetivo é estabelecer uma rede de referência nacional e internacional para promoção da saúde dos trabalhadores e da competitividade da indústria. O presidente da Federação, Glauco José Côrte, vai liderar a delegação catarinense que será composta por executivos e especialistas da entidade.
Ao longo da missão, será realizada integração com líderes institucionais e empresariais na área para a construção de novos conhecimentos e ações de desenvolvimento humano para o setor industrial. A delegação ainda participará de reuniões com lideranças da American University, do International Institute of Health Promotion (IIHP), do Banco Mundial, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Nacional Institute of Occupacional Safety and Health (NIOSH).
Na sequência, a equipe seguirá para a Universidade de Stanford, em Palo Alto, na Califórnia, onde será discutida a renovação da afiliação do SESI/SC com o MediaX. A renovação permitirá a transferência sistemática de conhecimento e metodologias para inovação em segurança e saúde para o trabalhador, por meio do Instituto SESI de Inovação.
Aliança Saúde e Competitividade
A FIESC, por meio do SESI, lançou no mês de maio a Aliança Saúde e Competitividade. A iniciativa visa ao engajamento e a participação de lideranças empresariais, acadêmicas, políticas e da sociedade na promoção da saúde e ambientes seguros para o trabalho, com ações de sensibilização e mobilização, além de reposicionar o tema como um dos fatores estratégicos para a competitividade da indústria.
Foi assinado o termo de cooperação entre a FIESC, instituições públicas, como Ministério Público do Trabalho em SC, Superintendência do Trabalho e Emprego em SC e Tribunal Regional do Trabalho, e federações de trabalhadores (FETIAESC, FETICOM, FETIMMMESC, FITIEC e FETIGESC) para o apoio na realização de ações a serem promovidas pela Aliança.
A iniciativa também objetiva divulgar pesquisas e compartilhar mundialmente as melhores práticas de saúde e produtividade no local de trabalho. A FIESC, por meio do Observatório da Indústria, passa a disponibilizar conhecimento sobre cenários e tendências, além de seus impactos para a competitividade catarinense, indicadores estratégicos, boas práticas, legislação, produtos e serviços.
Também oferece soluções, por meio das entidades, para o desenvolvimento e gestão de ambientes e comportamentos seguros e saudáveis na promoção da saúde integral (física, emocional e social) e na redução de custos relacionados à assistência à saúde.
Fonte: FIESC
Simpesc nas redes sociais