Além da entrega do novo bloco anexo ao prédio da Federação, uma capela foi construída na sede da entidade em homenagem ao padroeiro dos trabalhadores.
Florianópolis, 20.05.2016 – O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, realizou a entrega oficial de novas instalações na sede da Federação, em Florianópolis. Nesta sexta-feira (20), Côrte descerrou a placa do novo bloco anexo ao prédio central da entidade. Na noite de quinta-feira (19), entregou a Capela São José, um espaço ecumênico construído na sede da entidade.
O novo bloco, chamado de Santa Catarina, em homenagem ao Estado, foi viabilizado com financiamento do BRDE. “Essa estrutura é importante para nós porque tínhamos duas entidades que ocupavam espaços alugados, a Previsc e o IEL, e que agora estão aqui. Conseguimos integrar todas as nossas unidades”, ressaltou Côrte. “Tivemos a ocupação integral das nossas salas durante a realização da Jornada da Inovação e Competitividade da Indústria, o que nos permitiu fazer eventos paralelos”, acrescentou o industrial.
O diretor financeiro do BRDE, Renato Vianna, falou sobre os investimentos realizados pelo setor produtivo. “Parcelas significativas dos nossos financiamentos foram destinada à indústria. Em Santa Catarina, encerramos o ano de 2015 com a aplicação de R$ 1,2 bilhão, desse total 32% foram destinados à indústria catarinense”, destacou Renato.
Dividido em quatro pavimentos, dois pavimentos garagem e dois de escritórios e espaços para eventos, que agora abrigam o Instituto Euvaldo Lodi e a Previsc, o edifício possui área total de 4,1 mil metros quadrados. A cobertura oferece heliponto para pousos e decolagens de aeronaves durante o dia.
Dentre as soluções sustentáveis projetadas para o edifício destacam-se a vedação em pele de vidro, que é composta de alumínio e vidro laminado, com altos índices de controle solar; o reservatório elevado para reaproveitamento da água da chuva nas descargas dos banheiros onde o funcionamento se dá por gravidade; sensor de iluminação nas áreas de estacionamento, possibilitando o acionamento somente na presença do usuário, além de divisórias móveis que possibilitam a mobilidade de ambientes conforme a necessidade de uso.
A capela leva o nome de São José, o padroeiro dos trabalhadores. O espaço, que acaba de ser entregue, com 28 metros quadrados, foi construído a partir de dois contêineres reciclados e cobertos com telhas shingle. É decorado com paisagismo integrado, vidros laminados com película imitando vitrais e móveis de madeira reciclável. Para o presidente da FIESC, este é um “símbolo de integração, fraternidade e igualdade, um espaço de reflexão, meditação e vivência espiritual, de que todos nós precisamos”. O espaço tem capacidade para 26 pessoas e fica aberto diariamente das 7h às 19h.
Fonte: Assessoria de Imprensa – FIESC
Simpesc nas redes sociais