Iniciativa do Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast) teve o objetivo de auxiliar as empresas na gestão financeira por meio de uma metodologia em custos e rentabilidade, e contou com o apoio do Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado de Santa Catarina (SIMPESC)
O Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast) realizou no último dia 9 de setembro, em Joinville, uma capacitação profissional focada em custos e rentabilidade para mais de 30 empresas da indústria da transformação plástica.
O objetivo da capacitação foi contribuir para o desenvolvimento estrutural de modelos internos de gerenciamento, procedimentos fundamentais para o bom andamento dessas empresas. A apresentação do modelo foi feita pela consultoria financeira e de investimentos Advisia, e contou com o apoio do Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado de Santa Catarina (SIMPESC).
Os participantes tiveram acesso a conceitos contábeis e financeiros e, na prática, assistiram a demonstrações do funcionamento do modelo de operação: como a empresa pode fazer a alocação dos custos classificados por produto, como extrair os resultados por meio de relatórios pré-definidos, acompanhar preços de produtos, administrar o fluxo de caixa, avaliar a rentabilidade do seu negócio, entre outros.
A expectativa é capacitar cerca de 400 empresas da indústria da transformação até o final de 2015.
De acordo com o diretor executivo do SIMPESC, Vernon Luiz de Campos, a capacitação veio em um momento oportuno para as empresas. “Nós do sindicato sempre buscamos entender as necessidades das empresas que representamos. A capacitação do PICPlast foi uma oportunidade para estas empresas adquirirem o conhecimento necessário para colocarem em prática na gestão de seus negócios”, afirma o executivo.
O PICPlast é uma iniciativa da Braskem, maior petroquímica das Américas, em conjunto com a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), entidade que representa a indústria da transformação plástica no Brasil. O plano foi lançado em 2013 com o objetivo de desenvolver programas estruturais que contribuam com a competitividade e crescimento da transformação plástica de forma conjunta entre a 2ª e 3ª gerações da cadeia produtiva do plástico.
Para mais informações sobre o PICPlast, acesse: http://www.picplast.com.br.
Sobre a Braskem
Controlada pela Organização Odebrecht, a Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com capacidade anual de produção de mais de 16 milhões de toneladas de resinas e outros produtos petroquímicos básicos. Com faturamento de R$ 53 bilhões, é a maior produtora mundial de biopolímeros – polietileno derivado do etanol de cana-de-açúcar (Plástico Verde), com capacidade de 200 mil toneladas anuais.
Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com cerca de 8 mil integrantes e opera 36 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA e Alemanha. Lidera ainda a construção de um complexo industrial petroquímico no México, em parceria com a mexicana Idesa, cujo investimento é avaliado em cerca de US$ 5,2 bilhões.
Sobre a Abiplast
A Associação Brasileira da Indústria do Plástico – ABIPLAST representa o setor de transformados plásticos desde 1967, atuando para aumentar a competitividade da indústria. Para isso, realiza ações que promovem novas tecnologias, novos processos, pesquisa de produtos com foco na sustentabilidade, entre outras. A ABIPLAST representa atualmente 11.670 empresas que empregam um total de 358.000 mil pessoas.
Fonte: M.Free Comunicação / ABIPLAST
Veja fotos
Simpesc nas redes sociais