Com a proposta de apresentar um estande temático, o SENAI/SC e o ITA compartilham um espaço na 10ª Intermach para apresentar as tecnologias chave da Indústria 4.0, também conhecida como 4ª Revolução Industrial. No estande serão abordados sistemas de manufatura, LASER e sistemas embarcados, potenciais pesquisas e cursos voltados para a área.
Jefferson de Oliveira Gomes, professor do ITA e diretor regional do SENAI/SC, explica que essa indústria do futuro, tem o foco de personalizar cada vez mais os produtos, fornecer respostas rápidas ao cliente, preservar o meio ambiente e promover interação com os consumidores.
As principais tecnologias necessárias para tornar possível a aplicação deste conceito são: automação, manufatura aditiva, manufatura digital (simulação), RFID, LASER, etc.
Tendo esse conceito em pauta, o objetivo do ITA e do SENAI/SC é o de “demonstrar às indústrias como ambas as instituições podem apoiá-las na implantação da Indústria 4.0 por meio do desenvolvimento de competências, desde pesquisas até capacitação de pessoas”, explica Gomes.
No estande poderão também ser conferidas as facilidades oferecidas para o desenvolvimento de pesquisas, desde infraestrutura tecnológica de ponta até o acesso a recursos das fontes de fomento. “O ITA, por exemplo, dispõe de recursos Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), que é uma excelente fonte de fomento para o desenvolvimento de projetos”, menciona Gomes.
Além de levar ao conhecimento da indústria essas facilidades, o ITA e o SENAI/SC buscam verificar suas necessidades para melhor atendê-la.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Messe Brasil
Simpesc nas redes sociais