Em visita à unidade do SENAI em Florianópolis, integrantes do projeto conheceram estrutura oferecida aos estudantes pela entidade.
Florianópolis, 23.4.2015 – Laboratórios, biblioteca e apoio educacional são algumas das ofertas da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) aos jovens que integram o projeto Novos Caminhos.
A iniciativa, que é realizada em parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), proporciona aos adolescentes que vivem em abrigos catarinenses oportunidade de qualificação. Nesta quinta-feira (23), eles percorreram a unidade do SENAI em Florianópolis para conhecer a estrutura e possibilidades de carreira.
O vice-presidente da FIESC na região Sudeste, Tito Schmitt, deu as boas vindas aos jovens e falou da alegria de fazer parte deste projeto. “É uma ação muito importante para nós. Não deixem de conhecer o que temos para oferecer, vocês vão gostar”, salientou. “O sucesso do projeto depende de vocês e nosso papel é disponibilizar recursos para isso. Confiem em nós”, pediu Schmitt aos jovens.
W. S. C., de 18 anos, mora em uma casa de acolhimento no Jardim Atlântico e revela que ficou interessado nos laboratórios didáticos do SENAI. “O que mais me chamou atenção foi a possibilidade de fazer programação de jogos e o curso de animação”, conta o jovem.
Novos Caminhos – O Estado de Santa Catarina possui 170 programas sociais, que acolhem 1,5 mil crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos. Esses jovens ficam em instituições mantidas pelo governo até completarem a maioridade. O projeto Novos Caminhos, teve a adesão de mais de duzentos jovens no ano passado, destes 117 estão matriculados em cursos técnicos do SENAI e 9 já estão trabalhando.
O programa, que integra o Movimento A Indústria pela Educação, está em andamento em outras regiões, como Oeste, Norte, Grande Florianópolis, Sul e Vale do Itajaí. Aqueles com idade de 14 a 18 anos podem acessar o Novos Caminhos, cuja formação profissional é oferecida pela FIESC, por meio de suas entidades (SESI, SENAI e IEL).
Fonte: FIESC
Simpesc nas redes sociais