Com novo modelo, indústria de plástico busca se consolidar em mercados segmentados.
A Víqua, indústria de plástico fornecedora de produtos para casa, jardim, construção e irrigação, que está completando 20 anos de fundação, apresenta um balanço positivo do primeiro ano de gestão por unidades de negócio, modelo adotado em 2014.
São três unidades na empresa: Casa & Decoração (torneira ABS, acessórios, Linha Jardim e, em breve, novos produtos), Predial (registros, conexões, complementos) e Irrigação (Linha Móvel, Fixa, aspersores).
As unidades de negócio funcionam como empresas autônomas, com gestor, receitas, despesas, investimentos e planejamentos específicos. O modelo requer alto nível de profissionalização e possibilita uma atuação mais estratégica, segmentada, com foco nas necessidades e mudanças do mercado, estimulando uma concorrência saudável entre as subdivisões.
A gestão é voltada para a criação de um portfólio de produtos ideal tanto para os vendedores quanto para os consumidores – procura-se sempre conhecer, diagnosticar e entregar produtos adequados, de modo a atender as especificidades de cada canal de clientes (varejo, atacado, etc).
Os gestores das unidades Víqua são Ricardo Heitich, das unidades Casa e Decoração e Predial, e Fernando Dantas, da Irrigação. Eles são responsáveis por elaborar e monitorar o planejamento estratégico, criar o plano de negócio da unidade, estruturar e gerir seus processos específicos, desenvolver alianças e parcerias estratégicas e fazer o plano de investimento e monitoramento de viabilidade técnica e econômica.
Os gestores acompanham todo o processo: desde a criação do produto e venda de matéria-prima, até a fabricação, distribuição de recursos e venda do produto finalizado.
“Também é nossa função rever a rentabilidade por produto, cliente e região, além de tomar ações para corrigir”, explica Ricardo Heitich.
Para Heitich, com as unidades de negócio, a gestão da empresa se tornou mais compartilhada e focada no resultado.
“A Víqua ganhou com o aprofundamento dos questionamentos e ações, que hoje são avaliadas pelo resultado efetivo gerado em ganhos e não somente na solução de problemas. O espírito de equipe na construção conjunta de resultado também foi fortalecido”, avalia.
Fernando Dantas, da unidade de Irrigação, afirma que a Víqua se tornou outra empresa desde a adoção do modelo.
“A mudança fez com que passássemos a nos preocupar com os resultados ao invés de somente nos preocuparmos com vendas. Analisamos o que fizemos de errado e procuramos soluções assertivas”, evidencia.
De acordo com André Umlauf, gerente nacional de vendas de materiais de construção (Matcon), o modelo está sendo implementado com sucesso. Neste ano, as unidades serão trabalhadas mais em nível estratégico, buscando entender e gerar mais oportunidades a médio e longo prazo.
“Nossa expectativa é trabalhar com mais ênfase os produtos de maior valor agregado, como a linha de torneiras metálicas e de chuveiros elétricos. São produtos que foram cuidadosamente desenvolvidos para oferecer mais para o consumidor com um preço justo”, informa Umlauf.
Fonte: Noticenter
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