1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

VÍQUA COMPLETA 20 ANOS de atividades em Joinville

03 de fevereiro de 2015
VÍQUA COMPLETA 20 ANOS de atividades em Joinville

Pioneira na fabricação de torneiras em plástico ABS, empresa quer se consolidar no mercado.

A Víqua, indústria de plásticos com sede em Joinville, fabricante de produtos para banheiro, cozinha, área de serviço, jardim e irrigação, completou 20 anos de atuação no último dia 1º de fevereiro. A empresa, que é pioneira na fabricação de torneiras em plástico ABS, agora pretende se consolidar em novos mercados com a produção de uma nova linha de torneiras metálicas e três modelos de chuveiros elétricos.

A Víqua foi pioneira na produção de torneiras em plástico ABS em uma época em que os consumidores estavam habituados a restringir sua compra a torneiras metálicas.

“Tivemos que quebrar o paradigma de que o metal era melhor do que o plástico”, ressalta o diretor Daniel Cardozo Junior.

Ao longo do tempo, a indústria foi se consolidando no ramo, investindo cada vez mais na qualidade de seus produtos e, atualmente, está presente em todo o território nacional, e com forte atuação na América Latina. A empresa conta com mais 600 colaboradores, além dos 130 vendedores espalhados pelo país.

“Hoje temos o reconhecimento do mercado e nossos produtos estão se espalhando para lugares cada vez mais distantes. Completar vinte anos de empresa só nos faz querer evoluir ainda mais: sempre olhando para o futuro, buscando soluções inteligentes e sustentáveis”, reforça Daniel.

Como forma de preservar os recursos hídricos, todas as linhas de torneiras em ABS da Víqua acompanham arejadores, um acessório que permite a economia de até 50% no consumo de água.

De acordo com o diretor, as perspectivas para os mercados de materiais de construção e irrigação neste ano não são tão boas, mas isso já era esperado pela empresa, que se prepara e projeta crescimento de 15% para o período.

“Trabalhamos em um planejamento para 2015 considerando essa dificuldade, teremos uma série de ações que permitirão nossa expansão. A principal delas, além de outros importantes complementos de mix, será a consolidação, a partir de abril, da linha de chuveiros elétricos, com três itens produzidos internamente”, explica.

Os desafios deste ano, segundo o diretor, serão ampliar e reter o quadro de colaboradores para atender às demandas da empresa lançar produtos inovadores e melhorar a relevância junto aos clientes.

“É desafiador ter sucesso em um país que não lhe dá o suporte necessário, onde a infraestrutura é precária, a legislação confusa e parcial, os tributos estratosféricos e extremamente complexos”, frisa.

Balanço de 2014

André Ricardo Umlauf, gerente nacional de vendas do setor de materiais de construção (Matcon), avalia o ano que passou como de reafirmação de um novo modelo.

“Ajustamos nosso portfólio eliminando itens deficitários, reposicionamos os preços em vários produtos e renegociamos contratos com inúmeros clientes. O resultado apurado foi positivo e contribuiu para termos um crescimento mais sustentável daqui em diante”, constata.

Segundo ele, 2015 se inicia com “a casa em ordem” e com um cenário interno favorável.

“Nossa expectativa é trabalhar com mais ênfase os produtos de maior valor agregado, como a linha de torneiras metálicas e também a de chuveiros elétricos. São produtos que foram cuidadosamente desenvolvidos para oferecer mais para o consumidor com preço justo”.

De acordo com o gerente, nas novas linhas, enfrenta-se um mercado mais agressivo do que o de torneiras de plástico ABS. “Com os metais, a Víqua passa a ser a empresa que mais oferece opções em torneiras, aos diferentes perfis de clientes do mercado”, aponta.

Ricardo Heitich, gerente das unidades Casa & Decoração e Predial, concorda:

“Diferente das torneiras em plástico ABS, em que fomos pioneiros, nos mercados de chuveiros e torneiras metálicas já existem grandes players atuando. Os desafios também se tornam oportunidades devido ao tamanho desse mercado”.

Para ele, as expectativas são positivas para a empresa, apesar de um ano “particularmente desafiador” – o mercado de construção no Brasil, segundo dados da Amcham, dá sinais de um avanço tímido, em torno de 1,5%.

“Vamos trabalhar forte com nossos clientes, para que reconheçam e percebam a nossa solução completa para torneiras e que somos uma nova opção para fornecimento na linha de chuveiros elétricos”, reforça.

A história da Víqua

A antiga DAC foi fundada em 1995, pelo atual presidente do conselho Daniel Alberto Cardozo. Em 2004, foi lançada a marca Víqua, que completou dez anos de existência em 2014. Com a fabricação de produtos voltados para o segmento predial, a empresa, enquanto DAC, voltava-se não para o consumidor final, mas para os profissionais da construção civil.

“Quando lançamos torneiras de plástico ABS, mudamos bastante de perfil – a peça passou a ser exposta, então, tinha que ser bonita. Para a empresa se fortalecer no ramo, era preciso uma marca que prezasse pela beleza e design, e, consequentemente, conversasse melhor com o novo consumidor. As palavras ‘vida’ e ‘água’ sintetizavam a mensagem que queríamos passar. Assim surgiu a marca Víqua”, explica o diretor.

Fonte: Noticenter

 
 


somos afiliados: