O Senai de Joinville vai abrir, até o fim do semestre, o primeiro Laboratório Aberto para o Futuro de Santa Catarina – e o quinto no País.
Já há a estrutura em Manaus, Campina Grande-PB, Maringá-PR e São José dos Campos-SP (no ITA). O local tem como objetivo estimular a inovação e o empreendedorismo dos inventores caseiros da região.
Para isso, vai disponibilizar uma estrutura composta por equipamentos e especialistas para que os inventores coloquem as ideias em prática, façam protótipos e aprimorem produtos.
Será uma espécie de associação, na qual os membros vão poder contar também com cursos e orientações. Inicialmente, os projetos serão focados na área eletromecânica, mas a expectativa é de ampliar o número de áreas de especialização.
Em outros Estados, o laboratório conta com parceria do Sebrae para ajudar no financiamento ao empreendedorismo – ideia que pode ser replicada aqui.
O laboratório faz parte do Instituto Senai, que está completando um ano e tem 25 profissionais (especialistas, mestres e doutores), além de alunos. No primeiro ano, o instituto colocou em prática 20 estudos. Os investimentos já somam R$ 10 milhões em pesquisas aplicadas.
Fonte: A Notícia – Livre Mercado – Cláudio Loetz
Simpesc nas redes sociais