CEI Mundo Azul cria projeto de vila pet e é finalista da 2ª Feira de Ciências, Inovação e Tecnologia.
As pequenas Larissa Comin, de cinco anos, e Tamiris Meurer, de seis anos, conhecem muito bem a Vila Pet Feliz. Sabem quais foram os materiais utilizados para construir a vila autossustentável, explicam como o teto revestido de caixas de leite é isolante e como funciona a lâmpada feita com uma garrafa pet. Elas, como outras 118 crianças ajudaram, a construir o pequeno “bairro” que é uma aula de cuidado com o meio ambiente.
O Projeto Vila Pet Feliz surgiu no final de 2013. A coordenadora pedagógica do CEI Mundo Azul, Simone Policarpo, teve a ideia após assistir a uma reportagem sobre casas construídas com garrafas pet A preocupação era unir a teoria da sustentabilidade com a prática das crianças.
– Precisávamos sensibilizar nossas crianças para a importância de valorizar o meio ambiente.
O projeto tirou o primeiro lugar na 2ª Feira de Ciências, Inovação e Tecnologia de Joinville no dia 3. A construção da vila iniciou-se em julho, depois de o CEI receber recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Joinville teve 40 escolas de ensino fundamental e 38 centros de educação infantil selecionados pelo Ministério da Educação no ano passado. O Mundo Azul foi um dos contemplados.
A vila tem três casas, com paredes revestidas de garrafas pet e cimento, iluminação por lâmpada ecológica feita com garrafa transparente, cheia de água, que deixa a luz do dia passar pelo telhado e a espalha pelo ambiente.
O espaço é utilizado para brincadeira, contação de história e piquenique, entre outras atividades. Além das casas, a vila conta com uma horta orgânica.
Fonte: A Notícia
Simpesc nas redes sociais