Local desenvolverá soluções e tecnologias para a promoção de comportamentos seguros e saudáveis, redução de acidentes e adoecimentos na indústria.
Palo Alto, 10.10.2014 – O Instituto SESI de Inovação em Tecnologias para Segurança e Saúde, que será implantado em Florianópolis a partir de 2015, contará com laboratórios próprios para desenvolvimento de pesquisas e soluções para mudança de comportamento humano. O desenvolvimento das pesquisas e tecnologias será realizado em laboratórios de realidade virtual, neurociência, biomecânica, ergonomia e usabilidade, instrumentação, design, gameficação, computação e interação humana.
“O principal desafio do Instituto será buscar, por meio da ciência aplicada às questões sociais e humanas, elementos para criar tecnologias acessíveis para os trabalhadores. O objetivo é fazer com que essas pessoas tenham comportamentos mais seguros e saudáveis no dia a dia dentro da indústria e também no próprio ambiente familiar”, destaca o superintendente do SESI/SC, entidade da FIESC, Fabrízio Machado Pereira.
O Laboratório de Design Thinking, que utiliza uma metodologia de inovação centrada no ser humano para fomentar a geração de soluções inovadoras para necessidades reais, é um exemplo de espaço para criação de tecnologias que será oferecido pelo Instituto às empresas. O espaço dará suporte no processo de criação colaborativa, comunicação, geração de oportunidades para os problemas da indústria brasileira em segurança e saúde no trabalho. O Instituto ainda contará com espaços para incubadoras, salas de pesquisa e experienciação.
Missão à Stanford University
Na missão à Universidade de Stanford, na cidade de Palo Alto, nos Estados Unidos, empresários e especialistas do SESI Santa Catarina buscaram subsídios para a implantação do Instituto. O desenvolvimento das pesquisas será feito em parceria com a Universidade de Stanford, por meio do programa mediaX, que conecta as empresas com renomados pesquisadores.
Ao longo da missão, que se encerrou nesta sexta-feira (10), foram realizados workshops voltados para tecnologias em segurança e saúde, visitas a laboratórios de realidade virtual e de laparoscopia, oficina de Design Thinking para vivenciar o processo de criação de um instituto de pesquisa e inovação, além da discussão do modelo de atuação do Projeto do Instituto SESI de Inovação em Tecnologias para Segurança e Saúde no Trabalho.
Fonte: FIESC
Simpesc nas redes sociais