Durante toda esta semana, a Interplast e seus eventos paralelos, o Cintec e a EuroMold, nos surpreenderam com lançamentos, alta tecnologia e produtos inovadores. Foi uma oportunidade ímpar de conviver com empresas líderes no mercado e profissionais de renome, tanto brasileiros quanto estrangeiros.
O intercâmbio de ideias, a busca pelo conhecimento e a troca de experiências fomentaram a inovação e a criatividade, importantes estratégias do nosso negócio.
A feira e os eventos paralelos disseminaram conteúdo técnico. Entre os palestrantes, destacaram-se verdadeiros especialistas em seus temas. Intensificamos o relacionamento entre profissionais da indústria e da academia. Os participantes tiveram o privilégio de acessar, antecipadamente, diversos projetos que ainda estão em curso, em fase de estudos e testes, e que só chegarão ao mercado daqui a cinco, oito ou 10 anos.
A realidade do mercado – os prós e os contras – também foi debatida. Duas grandes preocupações do setor, a energia e a sustentabilidade, mereceram atenção. Em busca de alternativas, foram apresentadas opções para o aproveitamento da energia, a otimização de ciclos e a criação de máquinas inteligentes, que reduzem o consumo, tornando-se assim mais eficientes.
A imagem do plástico como “vilão” e “poluidor” também entrou no debate. Precisamos nos unir para conscientizar a população de que ele é reciclável, sim, e deve ser separado na hora do descarte. É nosso papel criar ações, pontos de coleta e incentivar a comunidade para a separação e o destino correto após o seu uso.
O evento superou as expectativas, tanto em relação ao número de participantes quanto à receptividade aos temas. Um diferencial importante foi a interação com os expositores e palestrantes, perguntas e debates que oportunizaram ainda mais lições.
Participar da Interplast é investir na formação, é conquistar um diferencial no mercado que é tão carente de profissionais qualificados. São muitos os beneficiados na cadeia. A comunidade ganha com jovens capacitados para as oportunidades de emprego e as empresas são beneficiadas com a formação da mão-de-obra e a melhoria na produção.
A cada edição, a Interplast é mais interessante, tem maior movimento de visitantes qualificados e realização de excelentes negócios. O ano de 2014 superou as expectativas.
Que venha a Interplast 2016 trazendo ainda mais soluções para o plástico.
Fonte: A Notícia – Artigo Albano Schmidt – Presidente do Sindicato da Indústria de Material Plástico de SC
Simpesc nas redes sociais