1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

Tuper conquista 21º Prêmio Expressão de Ecologia

24 de julho de 2014
Tuper conquista 21º Prêmio Expressão de Ecologia

Iniciativa envolve 2,5 mil funcionários das unidades de negócios e distribuição da empresa

A Tuper é a vencedora do 21º Prêmio Expressão de Ecologia na categoria Gestão Ambiental – setor Metalmecânico. Considerada uma das maiores processadoras de aço do Brasil, a empresa conquistou o Troféu Onda Verde com o “Programa de Monitoramento no Gerenciamento de Resíduos”. A iniciativa envolveu os 2,5 mil funcionários das unidades de negócios e centros de distribuição da empresa em iniciativas de não-geração, redução, reutilização e reciclagem de resíduos com excelentes resultados ambientais.

A entrega do 21º Prêmio Expressão de Ecologia será no dia 25 de julho, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis, durante o Fórum de Gestão Sustentável 2014. Durante o evento será lançado também o Guia de Sustentabilidade 2014 da Editora Expressão, publicação que destacará o projeto da Tuper entre os vencedores deste ano.

Reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente, o Prêmio Expressão de Ecologia já contabiliza 2.160 cases inscritos em mais de duas décadas. Nesta edição, 112 organizações concorreram com 164 projetos, totalizando investimentos de R$ 123,7 milhões em ações ambientais.

Com início em maio de 2013, o projeto vencedor da Tuper continua em andamento e tem como principal objetivo a redução e o gerenciamento adequado dos resíduos.

Entre os principais resultados estão a destinação correta e reciclagem de 98% dos resíduos gerados na empresa; economia de 60% no custo de descontaminação de lâmpadas com a adoção da logística reversa; reaproveitamento de 500 quilos/ano de papel nos setores administrativos e economia de R$ 4 mil/ano na compra de blocos de anotações graças à reutilização do verso das folhas; redução de 20% na geração de resíduos contaminados encaminhados ao aterro e agregação de 40% no valor da sucata proveniente da ferramentaria com a correta separação dos resíduos.

A implantação da cultura ambiental também possibilitou às unidades do grupo Tuper idealizar soluções para seus resíduos, estimulando a implantação voluntária de projetos ambientais, como o desenvolvido no Centro de Distribuição de Fortaleza. Por lá, funcionários fizeram o cadastro em um programa da Companhia de Energia Elétrica do Ceará (Coelce) que concede bônus na fatura de energia elétrica a partir da doação de material reciclável e já conquistaram resultados positivos na redução dos custos com o insumo.

Fonte: Noticenter

 
 


somos afiliados: