Iniciativa do Sistema FIESC busca engajamento dos empresários com o tema e amplia oferta de cursos para qualificar a força de trabalho para o setor
Florianópolis, 16.11.2012 – A importância das empresas apoiarem e desenvolverem ações relacionadas à qualificação e formação escolar de seus trabalhadores será tema de encontro que o Sistema Federação das Indústrias (Sistema FIESC) promove na próxima segunda-feira (19), em Joinville.
O evento faz parte do movimento A Indústria Pela Educação e está incluído em uma série de seis outros que estão sendo realizados até dezembro pelo Estado. Participarão empresários, profissionais de recursos humanos, representantes da classe patronal, autoridades políticas e membros da sociedade civil organizada.
A ação, lançada em setembro em Florianópolis, é baseada em dois pilares: investir na ampliação da oferta de programas de educação do Sistema FIESC e incentivar empresas de Santa Catarina a destinar maior atenção a ações voltadas para a área.
Além disso, prevê investimento de R$ 330 milhões em ações educacionais pelas entidades que compõem o Sistema FIESC – SESI, SENAI e IEL.
A Ciser, indústria de fixadores e componentes metálicos de Joinville, é um exemplo de empresas da região que dedica esforço especial à área de educação. A indústria possui parceria com o SENAI para realização de um programa de formação de jovens aprendizes.
Com isso, os alunos aplicam o conhecimento obtido em aulas, aprendem sobre conduta profissional e ainda facilitam o ingresso no mercado de trabalho. Com essas ações a empresa foi vencedora do prêmio Aprendizagem Cidadã, entregue em outubro.
A unidade da Embraco Itaiópolis também deu um passo importante na busca do desenvolvimento contínuo dos seus trabalhadores. A empresa ministrou para seus colaboradores cursos da Educação Continuada, do SESI.
Os cursos são voltados às necessidades das indústrias para o desenvolvimento de competências pessoais e produtivas dos colaboradores frente às novas exigências do mundo do trabalho.
A importância da educação
Para que a indústria de Santa Catarina possa crescer no ritmo esperado até 2015, será preciso contar com um contingente de 461,5 mil trabalhadores com formação profissional adequada.
A estimativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e consta na pesquisa Mapa do Trabalho Industrial 2012. Essa necessidade produzirá oportunidades em 177 ocupações, que vão desde trabalhadores da indústria de alimentos (cozinheiros industriais) e padeiros até supervisores de produção de indústrias químicas e petroquímicas.
Segundo dados da RAIS, cerca de 400 mil trabalhadores das indústrias de Santa Catarina não têm escolaridade básica completa. O déficit educacional, além de um problema social, também é um entrave às empresas brasileiras.
Pesquisa realizada em 2011 pela CNI aponta que quase 70% das indústrias têm dificuldade de encontrar trabalhadores com a formação desejada – seja por educação básica ou por formação profissional. Isso faz com que o país ocupe a 77ª posição no ranking elaborado pela Organização Internacional do Trabalho sobre produtividade dos trabalhadores.
A forma como a educação pode contribuir para a mudança desse quadro e o aumento da competitividade das empresas será tema de debate no evento em Joinville, que terá a participação do membro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, Mozart Neves.
O encontro do movimento A Indústria Pela Educação será realizado Empresarial de Joinville – ACIJ (Avenida Aluísio Pires Condeixa, 2.550 – Saguaçu), a partir das 18h30.
Confira a programação dos próximos eventos
21/11 – Jaraguá do Sul: (Rua Jorge Czerniewicz, 160)
22/11 – Blumenau: Tabajara Tênis Clube (Rua Alwin Schrader, 415, Centro)
28/11 – Criciúma: Centro de Eventos Germano Rigo (Rod. Luiz Rosso, 2500 – Primeira Linha)
29/11 – Chapecó: Salão Nobre do Lang Palace Hotel (Rua Sete de Setembro, 150 D, Centro)
03/12 – Lages: Serrano Tênis Clube (Av. Dom Pedro II, 579, Coral)
04/12 – São José: Unidade SENAI São José (Rod. BR 101 – Km 211 – Área Industrial)
Fonte: FIESC
Simpesc nas redes sociais