O projeto do Instituto SENAI de Tecnologia em Metalmecânica, que o Sistema Federação das Indústrias (Sistema FIESC) irá implantar em Joinville até 2014, foi apresentado a empresários locais na segunda-feira (5), em reunião na Associação Empresarial da cidade (Acij).
O instituto vai beneficiar o setor produtivo catarinense e até de outros Estados com novos serviços laboratoriais de ponta, consultoria e cursos avançados, com possibilidade de atendimento às novas montadoras de automóveis da região.
A apresentação foi conduzida pelo presidente do Sistema FIESC, Glauco José Côrte, e pelo diretor regional do SENAI/SC, Sérgio Roberto Arruda.
O Instituto SENAI de Tecnologia em Metalmecânica atenderá principalmente aos segmentos de metalurgia, óleo e gás, polímeros (como plástico), elastômeros (a exemplo da borracha), além de contemplar a área de mecânica. Por ser transversal, também atenderá às demanda de diversos outros segmentos industriais.
A atuação será baseada em três plataformas: tecnologia da manufatura e processos produtivos, desenvolvimento de produtos mecânicos e engenharia de materiais.
“Queremos ser indutores do processo de inovação e modernização tecnológica no Estado”, resume o diretor do SENAI/SC, Sérgio Roberto Arruda. Os novos equipamentos serão utilizados na análise e aprimoramento de produtos já criados pelas indústrias e em projetos de pesquisa aplicada, apoiando os testes necessários para a criação de novos produtos.
“Com equipamentos de ponta e a participação de profissionais experientes, pretendemos apoiar os projetos de pesquisa e desenvolvimento das empresas. Por fugir de suas rotinas, hoje muitas organizações têm dificuldade para realizar essas ações apenas internamente”, explica.
Os serviços de microusinagem de moldes e microinjeção, por exemplo, poderão abrir novas perspectivas de mercado para as empresas. Isso porque as novas tecnologias possibilitarão a fabricação de peças com tamanho inferior a 5 milímetros, uma necessidade de setores como eletrônica, aeroespacial e medicina.
A parceria com Sociedade Fraunhofer, da Alemanha, também permitirá a transferência de tecnologia de prototipagem metálica, o que possibilitará produzir protótipos de produtos de maior dureza.
De acordo com a diretora do SENAI em Joinville, Hildegarde Schlupp, o Instituto SENAI de Tecnologia em Metalmecânica será instalado em um novo prédio, a ser construído na unidade Norte do SENAI em Joinville (localizada na Rua Arno Döhler), com previsão de inauguração em 2014.
No entanto, com a chegada de novos equipamentos, os serviços já serão oferecidos em local provisório a partir do primeiro semestre de 2013.
O novo prédio, que terá 4,9 mil m2 de área construída, sendo quase 2 mil m2 para os novos laboratórios, contará com 14 novas salas. A intenção é também apoiar o desenvolvimento da indústria com a oferta de cursos avançados de qualificação (de menor duração), superiores e de pós-graduação. Também está prevista a criação de um novo curso técnico voltado para a área de plásticos.
Para atender a todos os setores e ampliar a qualidade dos serviços, o Instituto de Tecnologia em Metalmecânica atuará de forma articulada com outros 60 institutos de Tecnologia e 23 de Inovação que o SENAI pretende instalar no Brasil, complementando a atuação.
Em Santa Catarina, serão dez institutos, sendo oito de tecnologia – voltados para as áreas de alimentos, eletroeletrônica, automação e tecnologia da informação e da comunicação, design têxtil e do vestuário, ambiental, materiais e logística – e dois de inovação, com foco em laser e em sistemas embarcados.
Sobre o SENAI Santa Catarina
Entidade integrante do Sistema FIESC, o SENAI Santa Catarina apoia a indústria com a formação de profissionais de nível técnico, superior (com cursos de tecnologia) e pós-graduação.
Também oferece cursos de formação de aprendizes e de formação profissional inicial e continuada (qualificação e aperfeiçoamento), além de oferecer cursos sob demanda para empresas e instituições, inclusive na modalidade a distância.
Sua atuação também contribui para o aumento da competitividade da indústria catarinense por meio de consultorias a empresas, serviços laboratoriais (avaliação da qualidade e da conformidade, caracterização de matéria prima, ensaios de proficiência e materiais de referência certificada) e de pesquisa aplicada.
Mais informações sobre o SENAI/SC no site www.sc.senai.br e pelo fone 0800 48 1212.
Indústria inova em materiais
Com a evolução tecnológica, as empresas precisam aperfeiçoar ou substituir matéria-prima.
Para auxiliar a indústria a investir na melhoria dos produtos, por meio de análises laborais e pesquisas, o Sistema FIESC investirá R$ 10 milhões na implantação do Instituto SENAI de Tecnologia em Materiais.
Veja o vídeo: Indústria inova
Fonte: FIESC
Simpesc nas redes sociais